Na tentativa de gerar receitas com o YouTube, o Google introduziu nesta terça-feira, 7, um novo tipo de e-commerce no site de compartilhamento de vídeos, por meio do qual os usuários podem comprar, a partir de um simples clique, músicas digitais da loja virtual iTunes da Apple ou da Amazon.com, segundo informações do jornal americano New York Times.
Com o novo programa, os "telespectadores" de um vídeo com uma música, por exemplo, podem clicar em um ícone para comprar esse programa, a partir das duas lojas on-line. "Se você gosta da música, você não precisa deixar o Google ou sair do site para comprá-lo", disse Bakari Brock, advogado em assuntos comerciais do YouTube, ao jornal americano.
Com esses formatos de anúncios, o Google tenta transformar a grande audiência do site de vídeos, pelo qual pagou US$ 1,6 bilhão há dois anos, em receitas substanciais. A empresa conta com o Youtube para a ajudá-la a expandir novas formas de publicidade, já que o crescimento do seu core business – pequenos anúncios de texto que aparecem ao lado de resultados das buscas e em sites de parceiros – começa a diminuir.
Segundo Brock, a venda de músicas a partir do IME ou da Universal Music Group no iTunes e Amazon.com é apenas o primeiro passo para se construir uma plataforma de e-commerce no YouTube. A empresa planeja expandir o programa para incluir outras lojas, selos musicais e outras mercadorias, como a venda de bilhetes de concertos.