Depois de receber no mês passado o sinal verde do novo conselho de administração para negociar a aquisição da AOL com a Time Warner, o Yahoo pode selar a compra de parte da empresa de internet, segundo informou nesta terça-feira, 7, o TechCrunch, um dos blogs de tecnologia mais lidos do mundo.
Conforme o acordo, o site de buscas comprará as áreas de anúncios, conteúdo e serviços, menos o segmento de acesso discado à internet.
Um dos fatores que podem complicar a negociação é que, juntas, as empresas dominariam 48% das contas de e-mail do mundo, à frente da Microsoft, que ocupa o segundo lugar, com 42%, de acordo com estudo realizado pela consultoria americana comScore. O negócio pode ser alvo dos órgãos antitruste americano. Em relação a mensagens instantâneas, a operação combinada do Yahoo e a AOL seria responsáveis por 39% do mercado, desta vez atrás da Microsoft é a líder com 55% de participação.
Como um dos fatores que favorecem a negociação, analistas apontam que o Yahoo "monetizaria" os ativos da AOL para além daquilo que a empresa está gerando hoje, algo em torno de US$ 2,4 bilhões ao ano.