Em resposta ao lançamento do leitor de e-book sem fio da Sony, em agosto passado, a Amazon.com anunciou que diminuirá o preço do Kindle nos Estados Unidos e lançará uma versão para ser vendida em todo o mundo. A gigante do varejo on-line vai reduzir o preço do leitor de livro eletrônico de US$ 299 para US$ 259, enquanto que a versão internacional, que ainda venderá apenas livros em inglês, custará US$ 279. O Kindle começará a ser vendido em todo o mundo no dia 19 próximo.
Richard Charkin, diretor-executivo da editora britânica Bloomsbury, declarou ao Financial Times que a presença do Kindle no Reino Unido fará bem para seus negócios, mas que o desenvolvimento do mercado fará com que a Amazon enfrente forte concorrência.
Segundo estudo da consultoria Forrester Research, nos Estados Unidos serão vendidos cerca de 3 milhões de livros eletrônicos neste ano, sendo que 900 mil serão vendidos entre novembro e dezembro. No ano passado foram comprados 2 milhões de unidades.
Ainda segundo a consultoria, o Kindle foi responsável por 60% do mercado americano, mas o aparelho da Sony, chamado de Reader Daily Edition, já atingiu 35% de todas as vendas do país. Charkin acredita que a crescente competição será saudável para o setor. "Quanto mais, melhor", declarou.
- Efeito concorrência