A Microsoft e a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, estão prestes a chegar a um acordo sobre o processo antitruste que acusa a fabricante de software de prejudicar a competição ao integrar seu navegador Internet Explorer ao sistema operacional Windows. Segundo o New York Times, a empresa de Bill Gates propôs ao órgão regulador nesta quarta-feira, 7, a instalação de outros navegadores de internet em seu sistema operacional na Europa.
De acordo com a comissária de competição Neelie Kroes, a iniciativa da Microsoft é importante por mudar a forma como seus produtos se conectam com sistemas concorrentes. Por isso, ela acredita poder chegar a um acordo com as empresas de software europeias para mudar a forma como os programas da Microsoft são tratados no continente.
A comissária contou que passará os próximos meses analisando a proposta e pretende chegar a uma conclusão até o fim deste ano. Neelie se comprometeu a chegar a um acordo que contemple os interesses da Comissão Europeia e da empresa. "Mas se as decisões não forem respeitadas, uma multa poderá ser aplicada", adiantou.
- Fim do embate?