Quase 60% das empresas no país têm orçamento para gestão de riscos

0

Estudo da consultoria everis revela que 57% das empresas brasileiras têm um orçamento exclusivo para gestão de riscos. O número, entretanto, é menor se comparado com as organizações europeias. Na Espanha, por exemplo, a verba destinada a esse propósito atinge 73%, enquanto em Portugal, chega a 100%.
De acordo com o relatório, mundialmente 73% das empresas também possuem uma área dedicada à gestão de risco e em 21% delas existem equipes focadas nesse trabalho. No Brasil, 75% das companhias dispõem de áreas exclusivas de gestão de risco, percentual pouco abaixo da Europa, com 81%, e acima da média latino-americana, que é de 65%.
Segundo Rafael Garrido, sócio responsável pelas áreas de seguro, previdência e capitalização da everis Brasil, as empresas que participaram da pesquisa mostraram que consideram o controle de riscos um dos objetivos estratégicos para os seus negócios. "Apesar disso, vemos que o comportamento de grande parte delas não é coerente, uma vez que apenas 62% delas dedicam parte do seu orçamento para essa finalidade", afirmou o executivo.
Garrido explica que 34% das empresas consideram que o motivador para a uma gestão de riscos é o cumprimento a normas reguladoras. "Ainda falta cultura para as empresas perceberem que isso deve ser feito independentemente das leis, pois, no longo prazo, significa economia", concluiu. Os outros motivadores apontados pela pesquisa são a supervisão do risco, com 28%, o fornecimento de informações para a alta direção, com 21%, e a liderança de iniciativas para reduzir o risco, com 12%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.