Venda de PCs no 4º trimestre deve retornar ao nível pré-crise

0

Após um primeiro trimestre de resultados negativos, a indústria brasileira de PCs aos poucos veio se recuperando e neste último trimestre do ano já deve retornar o nível de vendas registrado antes do aprofundamento da crise global, praticamente retornando ao patamar de setembro de 2008.
De acordo com dados da consultoria IT Data, as vendas de PCs devem totalizar 3,4 milhões de unidades no período de outubro a dezembro. O resultado, se confirmado, representará crescimento de 21,4% ante os 2,8 milhões de unidades comercializados em igual período de 2008.
"Com esse resultado a indústria atinge o volume de vendas apurado antes do início da desaceleração econômica, o que é uma marca importante para o setor e já traz a perspectiva de desempenho muito superior em 2010", comenta Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas da IT Data.
Para 2010, Rodrigues avalia que a indústria de PCs já atinja um crescimento acima de 10% em unidades vendidas. Para este ano, porém, devido à crise mundial, ele aponta que as vendas tendem a registrar queda de cerca de 3% frente ao volume apurado em 2008.
De acordo com o analista, o principal impulsionador do crescimento será o mercado de consumo, já que, segundo ele, o segmento corporativo freou os investimentos em PCs por causa da desaceleração econômica.
Rodrigues aponta, inclusive, que os netbooks já passam a ter uma expressiva representatividade nas vendas de PCs no país. "No segundo trimestre, os netbooks [computadores ultracompactos de baixo custo e capacidade, voltado basicamente para acessar a internet] responderam por 18% do total de notebooks comercializados", frisa.
Para o diretor do setor de informática da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Hugo Valério, a retomada do mercado neste semestre, principalmente no último trimestre, dão indícios que será possível atingir o mesmo volume de vendas de 2008: 12 milhões de PCs.
De acordo com ele, o setor deve obter um crescimento entre 15% e 20% no volume de vendas em 2010. Isso, diz ele, fará a indústria retomar e até investir na ampliação da produção.
A fabricante brasileira de PCs Positivo Informática já projetava que as vendas de PCs no último trimestre deste ano poderiam igualar os patamares do período pré-crise. Por esse motivo a empresa, inclusive, anunciou investimentos de R$ 10 milhões para a expansão da sua produção (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.