O Hospital Nove de Julho adotou o Sistema de Gestão de Saúde MV em 2001, ano que iniciou um intenso processo de modernização. A iniciativa envolveu, além de um novo pronto atendimento e de reformas no centro cirúrgico, investimentos em infraestrutura de TI, visando otimizar a operação e oferecer melhores serviços aos seus mais de 14 mil pacientes atendidos mensalmente e condições de trabalho aos funcionários. Em 2003, o hospital recebeu a Acreditação Hospitalar Plena, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A solução MV foi escolhida para substituir os sistemas desenvolvidos internamente, em funcionamento até aquele momento. O projeto deveria estar pronto em seis meses e cumpriu a risca o planejamento. "Para minha surpresa, deu tudo certo. A MV implantou o sistema no prazo certo, na hora certa, e, depois do sistema implantado, o suporte dado pela empresa aqui no hospital foi muito grande", comenta May Ganme, responsável de TI do Hospital Nove de Julho.
Um dos benefícios da solução foi a possibilidade de consolidar informações de todo o hospital diretamente aos responsáveis por cada setor da instituição. Assim a identificação imediata de qualquer tipo de problema poderia ser identificada em pouco tempo, o que imprimiu velocidade na adoção de ações corretivas e preventivas. "Com o sistema, todos os setores estão inteiramente integrados e o retorno operacional disso foi um incremento de 15% no faturamento do hospital", afirma May Ganme.
Tudo digital
Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi implantado o Prontuário Eletrônico MV2000, o que proporcionou maior agilidade, conforto e segurança aos atendimentos. Enquanto o médico faz a prescrição, o sistema "lê" a ficha do paciente (já gravada no sistema) e identifica eventuais alergias, dosagens ou frequências atípicas do paciente.
Usando a prescrição eletrônica, o sistema encaminha automaticamente os pedidos de materiais e medicamentos para o estoque, monta os mapas de dietas no serviço de nutrição e dietética, agenda exames no laboratório ou nas unidades de diagnóstico por imagem.
Os resultados dos exames são disponibilizados diretamente no prontuário eletrônico dos pacientes a medida em que vão sendo realizados. O sistema padroniza os procedimentos médicos e de enfermagem, de acordo com as normas da instituição onde é implementada, melhorando o atendimento e controlando os custos.
No Sistema de Gestão de Saúde MV está incluído também o contact center de agendamento cirúrgico. Ao registrar a reserva da sala, a solução monitora todos os recursos necessários à realização de cada cirurgia, para garantir maior eficiência e a máxima ocupação da Instituição. Antes da data da cirurgia, o hospital presta informações adicionais ao paciente, registra sua pré-internação e providencia todas as autorizações, de forma que tudo esteja pronto com antecedência.
Na Central de Materiais Esterilizados, o sistema monitora a esterilização dos instrumentais e materiais, guarda no arsenal, transferências entre a Central e o centro cirúrgico e demais unidades hospitalares, assim como o seu retorno. O sistema também gerencia os custos e as receitas geradas pela CME, através da associação das caixas cirúrgicas aos procedimentos realizados.
Entre os últimos investimentos do hospital está um cartão distribuído em Janeiro deste ano aos pacientes que estão cadastrados no sistema do hospital. O cartão facilitará a identificação na próxima vez em que o paciente comparecer ao hospital. O relacionamento também será fortalecido com o envio de uma newsletter do H9J, via e-mail, mensalmente, com informações e dicas de saúde.
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