O Orkut foi a rede social mais visitada no Brasil em agosto, alcançando 29,4 milhões de visitantes, seguido pelo Windows Live Profile com 12,5 milhões de visitantes. Na terceira posição aparece o Facebook, com quase 9 milhões de visitantes, enquanto o Twitter alcançou 8,6 milhões de visitantes, de acordo com um estudo feito pela consultoria comScore divulgado nesta quinta-feira, 7.
Em agosto, mais de 36 milhões de usuários com 15 anos ou mais visitaram um destino de rede social de casa ou do trabalho no Brasil, com um visitante médio passando mais de 4 horas por mês em sites de redes sociais e visualizando 585 páginas de conteúdo. Orkut foi de longe o que teve a maior participação da audiência, com visitantes passando em média 4,6 horas no site durante o mês, visualizando 657 páginas de conteúdo em média e visitando o site em 35 diferentes ocasiões.
"As mídias sociais representam quase 20% do tempo que os brasileiros gastam na internet, tornando-os uma das principais atividades on-line no país", diz Alex Banks, gerente administrativo de comScore no Brasil e vice-presidente para América Latina. "Como o nono maior mercado de internet no mundo e um dos de crescimento mais rápido, o Brasil oferece a anunciantes globais grandes e crescentes oportunidades para atingir os consumidores, com o mercado de redes sociais representando uma das maneiras mais eficientes de fazê-lo."
O estudo mostra que tráfego em sites de redes sociais aumentou 51% no ano passado, com os sites atualmente alcançando mais de 36 milhões de visitantes com 15 anos ou mais. O Facebook triplicou o crescimento, aumentando a audiência em 479% no ano passado, enquanto o tráfego do Orkut cresceu 30% e o do Twitter, 86%. O Twitter alcançou 23% da população brasileira on-line, a maior penetração em nível mundial. O levantamento mostra, ainda, que a visitação a blogs cresceu 48% em agosto, para 29 milhões de visitantes, sendo que o Blogger foi principal destino dos internautas, com mais de 21 milhões de visitantes.
Perfil demográfico
Uma análise do perfil demográfico de visitantes do Facebook, Orkut e Twitter no Brasil revela níveis variados de participação por gênero, idade e região geográfica. O gênero feminino foi o que teve maior participação nas redes sociais. As mulheres se mostraram 16% mais predispostas a consumir conteúdo em sites de redes sociais que um visitante mediano. O Facebook foi o que apresentou a disparidade mais forte, com as mulheres consumindo 31% a mais de conteúdo no site.
Analisando as diferenças entre os segmentos de idades, os usuários mais jovens mostraram-se mais predispostos a visualizar conteúdos no Orkut e Twitter que no Facebook. Pessoas de idade entre 15 e 24 anos mostraram-se 32% mais inclinadas a visualizar conteúdos no Orkut que um visitante mediano e 36% mais propenso a fazê-lo no Twitter.com, enquanto que no Facebook esse grupo etário mostrou-se 35% menos favorável que a média. Por outro lado, os segmentos de faixa etária maior demonstraram envolvimento mais forte com conteúdos no Facebook, com pessoas de idades entre 45 e 54 anos apresentando índice de 141 (índice de 100 indica representação média) e pessoas de 55 anos de idade ou mais, um índice de 135.
Uma análise através das regiões geográficas do Brasil mostrou que os visitantes da região Sudeste, que inclui tanto o Rio de Janeiro quanto São Paulo, são 16% mais predispostos a visualizar conteúdos no Facebook, com todas as demais regiões mostrando índices significativamente mais baixos. Orkut e Twitter apresentaram os padrões de consumo mais balanceados entre os visitantes de várias regiões.
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