Os usuários de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, foram responsáveis por apenas 1% do tráfego de internet no Brasil em agosto. Apesar de representar uma parcela irrisória, o percendutal vem crescendo rapidamente, sendo que, na comparação com julho, obteve avanço de 25%, segundo levantamento da comScore. Já em relação a maio, a expansão foi de 66,6%.
De acordo com a consultoria, do 1% registrado em agosto, os celulares e smartphones responderam por 0,6% do tráfego de internet, enquanto o acesso feito por meio de tablets foi de 0,4%. Em termos de representatividade de sistemas operacionais, o iOS, da Apple, que equipa o iPhone e o iPad, respondeu por 58,5% do tráfego de web gerado por dispositivos móveis. O Android, do Google, representou 16,7%, e o Symbian, da Nokia, 6,7%. Todas as outras plataformas somadas representaram 18%.
“O consumo da internet no Brasil está mudando, à medida que os usuários adotam um número cada vez maior de dispositivos conectados”, disse Alex Banks, diretor executivo da comScore no Brasil. Segundo ele, ao mesmo tempo em que este cenário oferece oportunidades aos anunciantes de fidelizar uma base cada vez maior de audiência, ele também apresenta desafios para compreender como múltiplas plataformas podem influenciar o hábito de consumo de mídia das pessoas e o que isso significa para os anunciantes.