De acordo com pesquisa divulgada pela Experian, 61% dos consumidores brasileiros já tiveram dados roubados ou conhecem alguma vítima de vazamentos de informação. Diante deste cenário, a Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, realiza o lançamento da Verificação Móvel Silenciosa (SMV — Silent Mobile Verification) dentro das soluções de Mobile Identity, do inglês, Identidade Móvel.
O Mobile Identity já possui diversas camadas de serviços e informações de segurança, como, por exemplo, a análise sobre se um número de telefone do cliente foi portado recentemente ou se os dados sensíveis como Nome e CPF estão corretos. Agora, apresentando-se como uma novidade no mercado de telecomunicações brasileiro, a solução de Silent Mobile Verification (Verificação Móvel Silenciosa), é capaz de autenticar clientes a partir de uma atividade em segundo plano, totalmente silenciosa, utilizando o número de telefone celular e o IP no momento da autenticação.
Desenvolvida pela Infobip em parceria com as operadoras de telefonia móvel brasileiras, essa solução apresenta novas camadas de segurança, combatendo fraudes em diferentes níveis, sem comprometer o desempenho dos aparelhos e zelando pela experiência positiva dos clientes e/ou consumidores.
"Este é um grande marco não só para a Infobip, mas para o mercado de telecomunicações brasileiro. Nossa solução apresenta um nível de segurança ainda maior com verificações em segundo plano, que executam as devidas autenticações sem dar muito trabalho aos usuários de apps com várias confirmações de dados, tais como receber e inserir um código. Além disso, permite eliminar atritos no serviço de inscrição e login, simplifica as transações online e acelera o ciclo de compras dos consumidores, tudo de uma forma transparente para os clientes e muito mais segura. As empresas poderão, por exemplo, fazer essa validação várias vezes durante a jornada do seu cliente, sem ser necessária a interação com ele", destaca Yuri Fiaschi, Vice-Presidente Global de Projetos Estratégicos e Desenvolvimento de Negócios da Infobip.
Antes de seu lançamento oficial, realizado durante evento em São Paulo, o novo sistema foi operado em algumas instituições financeiras parcerias da Infobip ao redor do globo, o que permitiu a calibragem, atualização e correção de eventuais falhas, contribuindo para uma operação mais assertiva e reduzindo o número de falsos positivos.
Acessível por API (application programming interface), a solução integra uma camada de segurança adicional, validando em tempo real o número do celular e o IP que a operadora alocou para esse mesmo cliente. Esta convergência fornece às instituições acesso a todas as informações por meio de uma API unificada, com dados do operador processados em tempo real para resolução instantânea de ações suspeitas.
"O SMV, adicionado às soluções de Mobile Identity, impede eventuais tentativas de fraude, antes mesmo de que haja qualquer impacto aos clientes. Trata-se de algo inédito que irá elevar o nível de segurança no mercado", reforça Yuri.
O investimento faz parte da estratégia da Infobip para expansão de portfólio e desenvolvimento de novas soluções para o mercado brasileiro. Até o fim do ano, a companhia estima que mais de 30 empresas já estejam utilizando a ferramenta.