A Hitachi Data Systems, subsidiária do grupo japonês Hitachi, inaugurou nesta quarta-feira, 7, sua primeira fábrica no Brasil, que irá produzir sistemas de armazenamento de dados. Instalada em Hortolândia, cidade paulista localizada na região de Campinas, a nova fábrica faz parte do plano de investimento do grupo de cerca de US$ 300 milhões no país até 2015 para fortalecer seus negócios. O objetivo é quadruplicar sua receita local, cujo crescimento anual está entre 25% e 30%, para US$ 1,5 bilhão.
Segundo a companhia, a fábrica produzirá três linhas de sistemas, que incluem equipamentos e software, para auxiliar as empresas no armazenamento e gerenciamento de grandes volumes de dados. O primeiro sistema desenvolvido no país será produzido em parceria com a Ativas, fornecedora mineira de soluções de TI, com sede em Belo Horizonte.
De acordo com Jeff Henry, vice-presidente sênior e gerente geral para as Américas da Hitachi Data Systems, o plano de expansão das operações no Brasil vão além da produção local. “Pretendemos, em 2013, exportar os sistemas para outros países da América Latina como Argentina e Chile.” A companhia ainda prevê, para os próximos seis meses, iniciar uma operação de pesquisa e desenvolvimento na fábrica brasileira. A Hitachi também espera participar de projetos de infraestrutura para realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.