A falta de reconhecimento é um dos principais geradores de insatisfação no ambiente corporativo. Geralmente os colaboradores se queixam de que seu bom desempenho não é percebido pelas corporações. Para auxiliar as empresas a diminuírem o impacto deste sentimento a 7COMm desenvolveu o aplicativo 7Coins. Com ele, os próprios colaboradores podem reconhecer como o comportamento e os resultados obtidos por seus pares fazem a diferença, atribuindo a cada reconhecimento uma quantidade de moedas virtuais. A instituição utiliza, então, as moedas acumuladas nos reconhecimentos como referência para a distribuição de recompensas, quando elas existirem.
O sistema foi testado inicialmente na própria 7COMm, onde desde abril do ano passado, cerca de 90 pessoas usam a metodologia. Pesquisas internas da companhia revelam que no mês de implantação do 7Coins havia uma proporção igual de colaboradores satisfeitos e insatisfeitos com o reconhecimento obtido na empresa.
Já no mês de junho do mesmo ano, apenas dois meses após a estreia, o percentual de satisfeitos havia subido para 76%. Doze meses depois, em junho de 2017, o patamar dos contentes havia alcançado 86%. O sucesso interno levou a 7COMm a oferecer o aplicativo como um novo produto para o mercado em geral. Ele já é usado por duas outras empresas onde 250 pessoas trocam reconhecimento por meio da moeda virtual.
O mestre em engenharia de computação e Enterprise Agile Coach, Daniel Alfenas, um dos responsáveis pela coordenação do programa na 7COMm, explica que o aplicativo foi desenvolvido com base no conceito do Merit Money, uma das práticas do Management 3.0. Nas companhias onde ele já foi implantado, cada trabalhador recebe 50 moedas mensais, que podem ser enviadas a seus pares quando achar que eles são merecedores de reconhecimento. "Uma equipe tem a qualidade de suas entregas bastante elogiada pelo cliente, ou faz algo além do que havia sido pedido, por exemplo", diz.
Segundo ele, a gestão de recursos humanos da companhia mantém o controle sobre as recompensas atribuídas e deve usar o reconhecimento dos pares como referência. "A metodologia permite uma melhor visualização da cultura da empresa e viabiliza uma atuação em formato de consultoria, para que as empresas aumentem a satisfação dos seus funcionários, através de melhoria no reconhecimento", explica.