Somente em 2021, a plataforma da Uber gerou R$ 7 bilhões de valor para a economia da cidade de São Paulo. Em todo o país, o valor chega a R$ 36 bilhões, o que representa 0,4% do PIB brasileiro. As informações constam no Relatório de Impacto Econômico, publicado pela primeira vez no país, e leva em conta o valor repassado aos motoristas parceiros e seu impacto em cadeia para diversas outras atividades, como fabricação de automóveis, oficinas e seguradoras.
A Uber também divulgou que o número de usuários ativos na plataforma em todo país passou de 30 milhões em 2022, a maior quantidade desde o início das operações no Brasil, superando o que havia antes da pandemia.
O objetivo do relatório é dimensionar de maneira mais objetiva possível o valor que a empresa gera para a economia do País. O estudo ainda avaliou os benefícios gerados pela empresa para a mobilidade urbana segundo a percepção de usuários, motoristas parceiros e população geral. O material foi elaborado pela Public First, consultoria internacional com sede no Reino Unido que desenvolveu a metodologia, já utilizada pela Uber em outros países.
A pesquisa constatou que a chegada da Uber também trouxe impacto na forma como as pessoas podem vivenciar a cidade. Para 75% dos usuários, agora é mais fácil voltar para casa tarde da noite do que antes do serviço de intermediação de viagens existir e 66% dizem que usam o app da Uber para ir a lugares onde o transporte público não chega. Quando perguntados sobre os motivos mais importantes pelos quais usam o aplicativo da Uber, os usuários escolheram em primeiro lugar a segurança – especialmente para mulheres (96%), seguida de custo, economia de tempo, confiabilidade e conforto.
De acordo com o estudo, 79% dos paulistanos acreditam que aplicativos de mobilidade como a Uber ajudaram a reduzir a mistura de álcool e direção. Além disso, 60% afirmam que a chegada da Uber é a inovação de mobilidade mais significativa da última década e mais impactante que qualquer outro novo projeto de infraestrutura de mobilidade.
O estudo também mostra outros tipos importantes de valor que a Uber gera, como o tempo economizado pelos usuários ao enviar uma encomenda de Uber Flash ou enquanto está no banco do passageiro em vez de dirigir. De 2014 a 2021, já foram realizadas mais de 6,7 bilhões de viagens através do aplicativo da Uber. O relatório estima que, por ano, essas viagens ajudam a economizar mais de 250 milhões de horas para os usuários, que podem se dedicar a outras atividades enquanto se deslocam ou simplesmente descansar. Na cidade de São Paulo, o número estimado de horas economizadas é de 54 milhões.
Além dos impactos na mobilidade das cidades, o estudo aponta que a chegada da Uber criou um novo ecossistema econômico no Brasil. Segundo o relatório, de 2014 a 2021 foram repassados R? 76 bilhões a motoristas e entregadores parceiros. Mesmo durante a pandemia, em condições extraordinárias, a plataforma da Uber ajudou a manter serviços essenciais em movimento e milhares de pessoas puderam continuar gerando renda. Outro impacto trazido pelo relatório indica que, ao tornar mais fácil e seguro viajar à noite e de madrugada, o aplicativo da Uber beneficia a economia da vida noturna, como em bares, restaurantes, cinemas e eventos, por exemplo.
Para quem gera renda com o aplicativo, a capacidade de escolher seu próprio horário e ter autonomia no trabalho é particularmente importante: 87% dos motoristas e entregadores parceiros dizem que a flexibilidade foi o principal motivo pelo qual escolheram a atividade. Para muitos deles (78%) isso é importante porque conseguem equilibrar seu tempo dirigindo pelo aplicativo com compromissos como estudos ou o cuidado de familiares.
Para Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, "o relatório coloca em números o impacto que a Uber gera para o Brasil anualmente. Com menos de uma década no Brasil, é muito gratificante confirmar que a tecnologia da Uber vem fazendo uma contribuição tão relevante para os brasileiros e para a economia do país. Seja para se locomover de forma acessível, para solicitar a entrega de um objeto com simplicidade ou para gerar renda de maneira totalmente flexível, saber que a Uber é a escolha de mais de 30 milhões de pessoas nos traz muito orgulho mas também uma imensa responsabilidade em continuar inovando." Penna ainda complementa que "embora a pandemia tenha trazido enormes desafios nos últimos dois anos, a plataforma da Uber se manteve como um importante aliada para o país. Agora que estamos vendo o negócio superar níveis ainda maiores que antes da pandemia, seguiremos comprometidos em oferecer a melhor experiência tanto para usuários quanto para motoristas parceiros".