A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital, anuncia uma nova estratégia de alianças com orquestradores como DEUNA, Tuna Pagamentos e Yuno para fortalecer o e-commerce brasileiro ao melhorar a experiência no momento do pagamento das compras digitais.
Por meio dessas parcerias, o Unico IDPay, solução da companhia que autentica a identidade do comprador com biometria facial e faz a validação da titularidade do cartão de crédito no momento da compra, poderá ser utilizado em fluxos otimizados de aprovação de pagamentos, garantindo as melhores taxas de conversão para transações com cartão de crédito não presencial.
O mercado de pagamentos na América Latina, no geral, é muito complexo. São muitos provedores e diferentes taxas de aprovação nas transações – a depender do cenário de cada consumidor. Devido aos baixos índices de conversão de compras e a métricas cada vez maiores de fraudes, as empresas precisam adotar inúmeros provedores para chegar a melhores resultados de vendas e a menores volumes de chargeback.
É nesse cenário que os orquestradores de pagamentos avançam na América Latina e no Brasil, uma vez que têm um papel fundamental na otimização do fluxo. Trata-se de um software como serviço (SaaS) que opera entre o e-commerce e os provedores de pagamentos por meio de uma API que facilita a seleção e gestão entre múltiplos adquirentes, subadquirentes e gateways. Além disso, eles também auxiliam na orquestração de soluções de prevenção a fraudes.
O objetivo da Unico e dessas empresas com a aliança é alavancar o mercado de compras online ao descomplicar e prover mais segurança no processo de pagamentos de e-commerces que desejam aumentar a taxa de aprovação de vendas e diminuir custos com fraude e análises manuais.
Com as parcerias, mais de 15 provedores de pagamentos e as mais importantes plataformas de e-commerce do mercado, como VTEX, Magento (Adobe) e WooCommerce, que têm clientes de diversos segmentos, estarão integrados ao Unico IDPay. Ou seja, cada vez mais empresas que fazem vendas com cartão não presencial terão acesso ao Unico IDPay de forma simples e rápida, num ecossistema com um objetivo em comum: pagamentos mais seguros e maior conversão de vendas.
A orquestração também contribuirá para evitar interrupções e atrasos no checkout do e-commerce, melhorando a performance do processo de pagamentos e diminuindo o tempo gasto com análises e fluxos de validação pouco otimizados, bem como os custos atrelados. Antes, um bom comprador poderia ser bloqueado devido à baixa performance de um adquirente ou à negativa de uma mesa de análise, por exemplo, enquanto que outro acabava sendo liberado e cometeria uma fraude.
Com a parceria, as transações já são norteadas devidamente para economizar custos e garantir a menor taxa de rejeição – e, consequentemente, melhores métricas de aprovação e mais receita. As transações com falhas ou recusadas são repetidas automaticamente por meio de uma rota alternativa para maximizar as taxas de aceitação e checar possíveis fraudes. Além disso, o ecossistema permitirá que o e-commerce tenha cada vez mais liberdade para utilizar o Unico IDpay no momento mais adequado de seu fluxo de aprovação.
Com essas parcerias, entrará em cena um mecanismo capaz de reunir em uma única interface a solução Unico IDPay e os mais importantes provedores de pagamento do mercado — entre eles, adquirentes e subadquirentes. Além de viabilizar mais vendas e menor perda de dinheiro por fraude para o e-commerce, a Unico fará com que os consumidores não fiquem frustrados por não terem compras legítimas aprovadas ou por terem tido compras realizadas por um fraudador com o seu cartão.
Uma análise da companhia feita a partir de dados da Associação Brasileira de Cartões (Abecs) aponta que 42% dos consumidores já tiveram pedidos negados ou demora no retorno por conta das políticas antifraude. E 36% já desistiram de comprar na loja por ter tido algum problema com aprovação indevida de compra com o seu cartão de crédito em compras online.
Outro levantamento recente feito pela Octadesk em parceria com a Opinion Box mostra que 61% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas – a maioria (78%) afirma comprar uma ou mais vezes por mês e 55% dizem que esse hábito deve aumentar ainda mais nos próximos 12 meses.
Já a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta um crescimento de 9,5% nas compras pela internet. Só no ano passado, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões. Foram cerca de 368,7 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 460 por cliente em 2022. Os destaques de vendas foram nos segmentos de eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda.
Juliana Fratta, Head de Parcerias e Alianças do Unico IDPay, acredita que as plataformas de orquestração de pagamentos podem entregar o padrão desejado pelos e-commerces que necessitam desse crescimento nas vendas. "As transações de maior risco das empresas terão menos negativas devido a questões operacionais relacionadas a pagamentos ou possibilidade de fraude. Ou seja, com diversos orquestradores de pagamentos, a solução Unico IDPay se torna ainda mais capilarizada para validar compras online, tornando as operações mais seguras e diminuindo a fricção, o que, consequentemente, vai gerar mais renda para o e-commerce brasileiro", explica a executiva.
O comércio eletrônico brasileiro segue em ritmo ascendente. O mercado movimentou cerca de R$ 450 bilhões entre 2019 e 2022, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Diante deste cenário, a Unico espera terminar o ano de 2023 com uma projeção de R$ 1 bilhão em transações aprovadas pelo Unico IDPay.