Apesar da queda de 14,4% na receita global, Oi registra receita de R$ 1,1 bilhão no serviço de fibra

0

A Oi divulgou hoje os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, destacando uma recuperação após seu processo de reestruturação. Embora tenha apresentado queda de 14,4% na receita total no período, impactada principalmente pelos serviços legados, a companhia registrou uma receita líquida da Oi Fibra de R$1,1 bilhão, o que representa um aumento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 2,8% na comparação trimestral.

A base de casas conectadas permaneceu estável, apresentando leve queda nos comparativos (-0,2% ano contra ano e -0,8% trimestre contra trimestre), mas apesar dessa variação, a receita média por usuários (ARPU) da Oi Fibra apresentou crescimento de 0,8% na comparação anual e 3,1% em relação ao trimestre anterior, evidenciando o fortalecimento da rentabilidade por cliente e o sucesso das iniciativas voltadas para a retenção e fidelização de usuários de maior valor agregado.

Já no mercado corporativo, a receita proveniente dos serviços de cloud também registrou um aumento sólido de 8% no trimestre, em comparação com igual período anterior, enquanto as receitas de soluções de comunicação (UC&C) mostraram um crescimento de 60% e as de IoT 5% no período. As receitas de tecnologia de informação e comunicação no terceiro trimestre representaram aproximadamente 30% da receita total da Oi Soluções, unidade de negócios voltada para o mercado corporativo.

"Os resultados ainda refletem os desafios da companhia e obviamente estão aquém do que gostaríamos, mas acreditamos que a transformação em curso resultará em unidades muito mais focadas e rentáveis no médio e longo prazo", explicou o CEO da companhia, Mateus Bandeira, durante a apresentação dos resultados.

Ainda de acordo com o balanço, a receita líquida caiu no trimestre, com desempenho negativo em serviços de cobre e queda na receita em áreas que não são mais estratégicas para a companhia. Os custos e despesas também tiveram impacto devido à alta de câmbio e a despesas associadas ao financiamento, incluindo juros, o que pressionou o fluxo de caixa operacional. Mas a Oi continua com um forte processo de corte de custos, mantendo disciplina financeira e iniciativas de eficiência que geram reduções dos custos gerenciáveis. O opex de rotina (excluindo alugueis e seguros) caiu 17,2% na comparação anual.

"Esses resultados evidenciam o compromisso da Oi com a redução de despesas", explicou a CFO, Cristiane Barretto, que também destacou o fato de o atraso na conclusão do processo de migração do regime de concessão do telefone fixo ter gerado até o momento multas de R$ 160 milhões aplicadas pela Anatel e despesas de R$ 350 milhões com a manutenção do serviço de telefonia fixa. Além disso, com o processo de migração ainda em análise, a companhia não pode continuar com o processo de venda de imóveis. A Oi tem mais de 7 mil imóveis, que com fim da concessão poderão ficar disponíveis para venda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.