A Robbu anunciou neste mês de novembro alguns de seus resultados. No primeiro semestre de 2024, a companhia teve um faturamento 155,7% maior que o mesmo período em 2023, confirmando a tendência de faturamento 163,4% maior comparada sobre o mesmo período no ano anterior. Em questão de números, o faturamento recorrente de 2024 ficará entre R$70M e R$80M – resultado significativo, considerando que há alguns anos a empresa faturava R$2M.
Os resultados positivos da Robbu vão ao encontro da pesquisa Business messaging como gerador de valor para negócios no Brasil, realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), em parceria com a Meta, que aponta que 89% das empresas do país investiram na estratégia de mensageria com os consumidores.
Para Álvaro Garcia, CEO da Robbu, independentemente do setor, o consumidor tem estado cada vez mais exigente em relação à qualidade, à agilidade e à variação dos meios de atendimento. Esse é o principal motivo pelo mercado de mensageria estar mais aquecido a cada ano. "Diante da pressão do cliente final, as empresas estão investindo em transformação digital e tecnologia para atendimento. Nesse sentido, nossos clientes também têm demandado bastante e explorado novas oportunidades de se comunicar", explica o executivo. Como exemplo dessa demanda, a Robbu fechou novos projetos nos últimos meses com um dos cinco maiores bancos nacionais, com uma das maiores empresas de energia do mundo e com um grande fabricante multinacional presente em 200 países.
Crescimento exponencial
Tamanha é a ebulição, que a Robbu vem batendo recordes de crescimento mês a mês nos últimos anos. De acordo com o levantamento de uma consultoria contratada pela empresa, nos últimos cinco anos, a empresa cresceu 12 vezes em relação ao faturamento e conquistou um lucro líquido de seis vezes dentro do período.
"Sou surpreendido todo mês com clientes que dobram de tamanho de atendimento", compartilha o CEO. De acordo com Álvaro, os clientes que mais aumentam o consumo de seus serviços são os que usam mensageria de forma mais eficiente, independentemente da área de negócio.
Entre os canais mais contratados, o WhatsApp é disparado o mais requisitado nos últimos anos, representando mais de 80% dos negócios da Robbu. "A penetração do aplicativo no Brasil é um fenômeno, mas temos um extremo cuidado de ter uma jornada de atendimento muito alinhada entre todas as plataformas", ressalta.
Tendência do setor de mensageria
Para 2025, Álvaro continua vendo o mercado aquecido e tem como meta manter o ritmo de crescimento. Já considerando um futuro próximo, o executivo acredita que o desafio será utilizar a inteligência artificial efetivamente no atendimento ao cliente final, por exemplo, usando IA para análisar sentimento do usuário, aumentando a efetiviade do atendimento.