A TEIAH (TEIA Hub) inicia atividades no setor de Telecomunicações e lança uma plataforma de conexão que viabiliza a interconexão entre provedores regionais de internet (ISPs) e seus clientes, especialmente nos casos de mudanças de endereço, que respondem por 8% a 12% dos cancelamentos de contratos de telecomunicações no ano, segundo dados de pesquisa do segmento de Telecom. A nova plataforma permite reduzir até 30% do churn (indicativo de quanto uma empresa perdeu de receita ou clientes) e aumentar as vendas dos provedores em 15%, informa Luciano Sperb Castagnino, sócio-fundador e CEO da TEIAH.
A TEIAH atua como um hub de conexão, intermediadora entre os provedores de telecomunicações e seus clientes. A nova plataforma, que utiliza ferramenta de IA, proporciona melhor experiência do cliente e maior rentabilidade das empresas parceiras, auxilia os ISPs a evitar perdas frequentes por cancelamentos involuntários e mudanças de endereço de clientes.
"Estamos falando de aproximadamente 480 mil clientes que mudam de endereço por mês. Em média, o brasileiro muda de casa sete vezes em sua vida, conforme pesquisa de associações do setor imobiliário. As questões são as mais diversas como casamento, emprego, estudo, risco de acidentes, problemas climáticos, entre outros motivos. Por isso, desenvolvemos uma solução que vai resolver este grande problema, sem que o cliente tenha desconexão de internet", explica Castagnino.
Os provedores de pequeno porte, aqueles com até 5 mil acessos, representam a maior parte dos 20 mil ISPs com cadastro na Anatel. Um dos problemas enfrentados pelo segmento é a alta taxa de churn, por isso a TEIAH desenvolveu uma solução de conexão que permite aos clientes das operadoras mudar de endereço, sem precisar procurar um novo provedor.
"Nossa plataforma, além de criar uma melhor experiência para o cliente, remunera tanto a antiga operadora quanto a nova. Identifica o cliente, que era atendido pelo provedor A, localiza um provedor B, com condições semelhantes, de forma neutra e transparente, independente da tecnologia convergente (banda larga por fibra optica/satélite/rádio/FWA). Com isso, economiza tempo e evita transtornos ao cliente, sem interrupções em sua internet fixa no momento da mudança. Basta o cliente comunicar o novo endereço para sua operadora. É um ganha-ganha, onde todos são beneficiados e o cliente bem atendido", esclarece o CEO da TEIAH.
Dados da Anatel registram que há pelo menos um provedor de médio e pequeno porte (ISPs) em operação em todas as cidades do país, responsáveis por cerca de 50% do mercado. Estes dados também contribuíram para a TEIAH criar sua plataforma de conexão. "A pergunta que fizemos foi – porque não compartilhar este cliente entre eles, fortalecendo ainda mais o segmento de ISPs", conta.
A TEIAH desenvolveu uma solução para atender estes consumidores e oferecer aos provedores um serviço que garante a sustentabilidade financeira e a satisfação do cliente. A plataforma de conexão da TEIAH utiliza conceitos de IA, tem como parceiro tecnológico o ERP Voalle entre outras ferramentas de desenvolvimento.
Os ISPs parceiros da TEIAH ganham credibilidade e fidelização e o cliente ganha um atendimento contínuo e com qualidade, ao utilizar a infraestrutura de internet disponível perto de seu novo endereço. "Por exemplo, um provedor que presta serviço em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, poderá atender seu cliente que mudou para Uberlândia, Minas Gerais, utilizando a plataforma de conexão da TEIAH. Quando este cliente retornar a sua cidade natal ou mudar para outro local de abrangência da primeira operadora, poderá voltar a integrar sua carteira de clientes", complementa.