A fabricante chinesa de equipamentos rede de telecomunicações Huawei anunciou nesta sexta-feira (7/12) a assinatura de um termo de acordo com o governo do Espírito Santo para a construção de uma fábrica no Brasil. A empresa pretende investir cerca de R$ 10 milhões na montagem da planta, que irá produzir transmissores e componentes eletrônicos para o mercado brasileiro, e no futuro, para a América Latina.
Com a instalação da fábrica, a empresa prevê abrir 40 empregos diretos e mais 60 indiretos, que vão se somar aos mais de 500 funcionários Huawei no Brasil. Segundo a fabricante, que na semana passada foi alvo de uma operação da Polícia Federal, em seu escritório na cidade de São Paulo, na qual foram detidos mais de 70 chineses por supostamente estarem trabalhando de forma irregular no país, 75% dos funcionários são contratados localmente.
A escolha do Espírito Santo, de acordo com o CEO da Huawei Brasil, Jack Wang, é resultado de uma pesquisa detalhada do cenário brasileiro. ?O Brasil é um mercado muito importante para os negócios internacionais da Huawei, e nossa intenção é cada vez mais estreitar relações com os parceiros nacionais. Além disso, o Espírito Santo tem localização estratégica, boa estrutura portuária e forte tradição no comércio exterior, fatores determinantes para a escolha.? A expectativa, segundo ele, é obter um faturamento anual de R$ 500 milhões a partir do início dos trabalhos, em meados de 2008.