MicroStrategy monta plano para aproveitar ?vácuo? com compra de concorrentes

0

As recentes aquisições da Cognos pela IBM e da Business Objetcs pela SAP devem abrir novas oportunidades de negócios para a MicroStrategy, fornecedora de software de business intelligence. Essa, ao menos, é a expectativa Flavio Bolieiro, vice-presidente da companhia para a América Latina, para quem a indefinição do cenário gerada pela compra das empresas pode beneficiar a empresa.

A MicroStrategy procurou agir rápido. Nesta sexta-feira, ela anunciou um novo programa de substituição de licenças para clientes e parceiros de OEM da Cognos e da Business Objects, que possibilita a eles negociarem a migração de suas atuais licenças de software de BI pelas da empresa, a um custo muito baixo ou mesmo sem custo algum.

A crença de Bolieiro na viabilidade dessa estratégia tem como base o perfil com comprador de BI. Na avaliação dele, existe um segmento considerável de clientes que preferem as chamadas ferramentas best of breed (termo genérico utilizado para determinar aquela que é o melhor da categoria), em vez de pacotes que englobam tudo ? servidores, banco de dados, aplicações, etc. ? como as plataformas da IBM e SAP.

Mas a investida não para por aí. A MicroStrategy pretende também recorrer ao banco de talentos dessas empresas por meio de um agressivo programa de recrutamento. O objetivo, de acordo com Bolieiro, é contratar profissionais qualificados das áreas de vendas, consultoria, engenharia, administrativa e de marketing, que se sentem ameaçados pela incerteza do novo cenário surgido com a aquisição das duas empresas.

No Brasil, a Microstrategy conta com 50 profissionais atualmente e a idéia, segundo o executivo, é contratar cerca de mais 20 colaboradores. Bolieiro ressalta que essa política se estende também aos canais da Cognos e BO. "Nosso foco são VARs, com conhecimento em soluções de BI", adianta.

Questionado se a companhia não pode ser alvo de uma investida de concorrentes e vir a ser comprada, Bolieiro disse não acreditar nessa possibilidade e emendou: "O fundador da Microstrategy, com 43 anos e dono de 70% das ações da empresa, mencionou recentemente que pretende ficar, pelo menos, mais 20 anos à frente da companhia".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.