O presidente da Microsoft África, Cheick Diarra, declarou nesta sexta-feira (7/12) que a aposta nas tecnologias, principalmente para a formação educacional, é vital e a melhor forma de promover o desenvolvimento do continente africano. "Se quiserem ajudar África, então facilitem o acesso da tecnologia ", destacou, em entrevista à agência Lusa, no dia em que começa em Lisboa a Cúpula UE-África, sob presidência portuguesa do Conselho da União Européia.
Diarra explicou que a tecnologia pode ser usada no e-governement, para aumentar a transparência e disponibilizar serviços; na telemedicina, de maneira a permitir, por exemplo, aos habitantes de vilas buscar especialistas que não estão na cidade; no comércio e educação eletrônica, possibilitanto o acesso à educação a um preço aceitável.
Com 60% da população com idades inferiores a 30 anos e custos de acesso à internet 52% maiores que os praticados nos EUA, o presidente da Microsoft África considera que a tecnologia é a chave não só para o desenvolvimento econômico, mas para o bem-estar e a melhoria de muitas vidas, facilitando o contato da África com o resto do mundo a custos muito inferiores. "A tecnologia é tudo. Permite a mudança de vida no mundo, tudo na internet é possível", destacou Diarra.
O executivo ressaltou ainda à importância dos setores privado e público, o primeiro porque permite o desenvolvimento rápido, aponta e antecipa as medidas necessárias para que seja sustentável, e o segundo porque cria o ambiente para esse mesmo desenvolvimento.