A Agência Brasileira de Promoção de Exportação (Apex)anunciou nesta segunda-feira, 7, a nova estratégia de vendas no exterior, formulada em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Trata-se, basicamente, da adoção de uma nova marca, denominada Brasil IT+, em subistituição a Brazil IT, utilizada pelo setor desde 2004.
Conforme explica o presidente da Brasscom, Antônio Gil, a transformação da marca Brazil IT para Brasil IT+ faz parte de uma estratégia de reposicionamento do país no setor. Segundo ele, até cinco anos atrás, quando se associava o nome do Brasil com o setor de TI, o empresariado mundial encarava com certa desconfiança, como um país que não tinha condições de investir em TI e nem interesse de criar uma infraestrutura forte para o setor. "O que vem acontecendo desde 2004 é que o país se transformou num dos maiores mercados do mundo de tecnologia da informação."
O presidente da Brasscom reconhece, porém, que o país ainda precisa investir muito para se tornar competitivo no cenário internacional de TI, além de apoiar as fusões e aquisições no setor, para que tenha companhias grandes e muito bem estruturados. Ele avalia que a falta de grandes players pode, e provavelmente vai, se tornar um empecilho para que o país atinja todas as metas de crescimento a que se propõe.
Para os próximos dois anos, Gil quer que o país, que tem previsão de faturar US$ 3,5 bilhões com a exportação de tecnologia e serviços no ano que vem, chegue aos US$ 5 bilhões. Para isso, ele ressalta que é necessário investir em infraestrutura, capacitação de profissionais e, principalmente, na desoneração do setor.
- Nova imagem