Depois de várias protelações, o Google finalmente inaugurou sua loja virtual de livros. Com o nome alterado de Google Editions para Google ebookstore, o serviço entrou no ar na segunda-feira, 6, por enquanto, com publicações somente em inglês. Segundo a página do novo serviço, a loja vai oferecer mais de 3 milhões de obras virtuais, sendo que "algumas centenas de milhares" serão vendidas e "milhões" serão gratuitas.
O Google afirma já ter acordos fechados com mais de 4 mil editoras, livrarias e detentores de direitos autorais para a venda dos livros, sendo que entre eles estão grandes empresas do ramo, como as editoras Macmillan, Random House e Simon & Schuster.
De acordo com os termos de serviço da Google ebookstore, para comprar um livro, o internauta deve ter uma conta no Google cujos dados já tenham sido previamente avaliados e validados pela ferramenta de buscas. Depois de adquirido, o livro vai para um espaço on-line, chamado de estante, protegido por senha, que pode ser acessado de qualquer aparelho, inclusive de leitores eletrônicos, exceto o Kindle, fabricado pela Amazon.
Por enquanto, a loja virtual do Google conta apenas com best sellers e clássicos, principalmente obras que já são em domínio público (cujos direitos autorais não pertencem a ninguém, especificamente). Ainda não há informações sobre o lançamento de livros em outras línguas.
- E-books