O sucesso do iPad fez a Apple ampliar significativamente a participação no mercado global de PCs móveis, que inclui notebooks, netbooks e tablet PCs. A fabricante encerrou o terceiro trimestre na terceira posição no ranking, superando a Dell, de acordo com dados da Display Search.
Dos 6,3 milhões de computadores portáteis vendidos pela Apple, somente o iPad respondeu por 4,19 milhões de unidades. Esse aumento fez a companhia obter participação de 12,4% no mercado mundial no terceiro trimestre.
Na liderança no ranking ficou a HP, que fechou o período com market share de 17,%, seguida pela Acer, com 16,5%. A Dell terminou na quarta posição, com representatividade de 11% no mercado. Em quinto lugar ficou a Toshiba, com 8% de participação de mercado.
As vendas mundiais de PCs móveis totalizaram 55,2 milhões de unidades no terceiro trimestre, número 18,7% superior aos 46,5 milhões de máquinas comercializadas no mesmo período de 2009. Na comparação com o segundo trimestre, quando foram vendidos 50,4 milhões de computadores portáteis, o resultado do período de julho a setembro representa um crescimento de 9,6%.
Apenas na região da América Latina, a indústria vendeu 3,7 milhões de PCs móveis no terceiro trimestre, aumento de 34,7% em relação ao mesmo período de 2009 e de 7,9% frente o segundo trimestre.
- Mercado