Com a expansão do conceito de virtualização nas empresas, as vendas de servidores que suportam a tecnologia devem responder por 23% das remessas e por 36% da receita total do segmento em 2014, de acordo com projeção da IDC. Segundo a consultoria, o mercado de servidores com tecnologia de virtualização deve movimentar US$ 19,3 bilhões dentro de quatros anos, com um crescimento anual composto de 14% entre 2009 e 2014.
O aumento representa mais do que o dobro das vendas totais de servidores esperadas para o período. De acordo com a consultoria, a indústria de virtualização de servidores manterá uma expansão acelerada após 2014, à medida que os data centers continuam investindo fortemente na tecnologia.
A IDC aponta que as empresas não só estão aumentando a participação de servidores virtualizados, como também elevando o número de servidores virtualizados por máquina física. Os 2,2 milhões de servidores para host previstos para serem vendidos em 2014 responderão por 18,4 milhões de servidores lógicos, já que devem ser gerados 8,5 máquinas virtuais por servidor físico.
"A virtualização de servidores é uma aplicação-chave para os data centers e alterou para sempre as operações de TI", afirma Michelle Bailey, vice-presidente de pesquisas da IDC. Ela frisa que a expectativa é que este ano deve ser a primeira vez que mais da metade das aplicações instaladas irão rodar em máquinas virtuais. "Isso tem profunda implicação não somente para a manutenção e gerenciamento dos data centers, mas impacta também a infraestrutura adjacente, como de armazenamento e rede.
- Expansão