A Apple perdeu na Justiça chinesa o direito de usar no país a marca iPad, que pertence a uma firma chamada Proview Technology, com sede em Hong Kong. Em 2009, a Apple conquistou o direito de utilizar o nome iPad junto à empresa britânica IP Application Development por 35 mil (o equivalente a US$ 54,6 mil), que o transferiu para ela pouco antes do lançamento do tablet. Mas a Proview manteve o poder sobre a marca na China, razão pela qual entrou com processo contra a Apple.
O Tribunal Popular Intermédio de Shenzhen, cidade onde a Apple monta boa parte dos iPads vendidos em todo o mundo, rejeitou o pedido de exclusividade sobre a marca, na última terça-feira, 6, sustentando que a Proview tem o registro do termo desde o ano ano 2000. Após ler a sentença, representantes legais da Proview garantiram que a empresa pedirá à Apple 10 bilhões de yuans (US$ 1,6 bilhão) devido à violação de direitos de propriedade intelectual, segundo informam agências internacionais.
Com a negativa da Justiça chinesa, a Apple terá de vender seus iPads com um novo nome na China, lugar onde os equipamentos vêm obtendo enorme sucesso.