Confira nove tendências para o ambiente digital em 2013, segundo a E.life

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    A E.life, grupo brasileiro especializado em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, elaborou uma lista com nove tendências para 2013 no ambiente digital.

    De acordo com a fornecedora, pequenas e médias empresas representarão força para os negócios online no próximo ano, e o consumidor social impulsionará o desenvolvimento de segmentos de mercado, como o de aplicativos voltados ao seu atendimento.

    Confira as nove principais tendências listadas pela E.life.

    1 PMEs vão investir mais em redes sociais – 51% das PMEs investem em soluções de CRM e mídias sociais para aumentar o volume de vendas, segundo pesquisa da Deloitte em 2012.

    2 Métricas dão lugar às KPIs e redes sociais sobem na scala de prioridades das empresas – Surgem novas demandas do planejamento estratégico para utilização das informações coletadas nas redes sociais.
    3 Big Data – com a explosão de informações que a Internet, em particular a mídia social, o termo Big Data ganha destaque nas áreas de marketing digital. 
    4 Segunda Tela e Social Curation – o hábito de usar as redes sociais e a TV simultaneamente é prática recorrente no dia a dia dos telespectadores ao redor do mundo. Marcas como Banco do Brasil e Itaú já tiram proveito da tendência.
    5 Ascensão do mobile – Ascensão do mobile – a explosão da mobilidade no Brasil (255 milhões de celulares em uso, segundo a Teleco) e a popularização do uso de smartphones e tablets ditarão tendências em 2013 na área de serviços e aplicativos.
    6 Social CRM – Levantamentos da E.life apontam que entre 1% e 3% das reclamações recebidas pelo SAC de grandes empresas que fazem atendimento em redes sociais têm como origem Facebook, Twitter e canais como o Reclame Aqui. 
    7 SaaS em todo lugar – Dados do Gartner indicam que 77% das companhias brasileiras vão aumentar investimentos no modelo de software como serviço.
    8 Varejo social e conectado – Cresce a integração do varejo com as redes sociais. Check-ins no ponto de venda, programas de fidelidade baseados em redes sociais, uso de smartphones com GPS e "mineração" dos likes do Facebook estão entre as tendências.
    9 Realidade Aumentada – soluções que incorporam a tecnologia serão cada vez mais usadas para atrair o consumidor ao estabelecimento e mantê-lo durante mais tempo neste espaço.

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