A Telebras interligou na última quinta-feira, 6, nove estados, do Nordeste a Brasília, ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), por meio da ativação de 4,6 mil quilômetros da rede de fibra ótica. A implantação visa atender a necessidade de infraestrutura para a Copa das Confederações, no próximo ano, e a Copa do Mundo, em 2014.
A rede de internet de alta velocidade foi dividida em dois trechos e deve beneficiar 20 milhões de moradores de 51 cidades. O primeiro trecho interligará diretamente Brasília, Palmas (TO), Imperatriz (MA), Teresina (PI), Sobral, Fortaleza e a região metropolitana, no Ceará. O segundo backbone sai de Fortaleza e passa por todo o litoral nordestino, totalizando 21 estados atendidos com a rede de banda larga.
Segundo a empresa estatal, mais de 600 municípios podem ser atendidos por meio dos provedores de acesso à internet. A meta é chegar a 1,5 mil municípios até o fim de 2013. Para o presidente da Telebras, Caio Bonilha, o trecho já está preparado para atender o PNBL com velocidade mínima de 2 Mbps, ao mesmo custo atual para 1 Mbps. O preço de R$ 35, já incluído o ICMS, foi determinado pela presidente Dilma Rousseff para meados de 2013.