O Grupo PLL, especialista em soluções de reparo e assistência técnica de celulares e smartphones, inaugura em São Paulo sua nova sede com 2 mil m² e capacidade para mais de 200 colaboradores.
O grande destaque é novo laboratório de reparo de celulares com tecnologia de ponta e um processo inovador que irá permitir a realização dos serviços complexos em até 24 horas, com garantia de qualidade e padronização.
A capacidade de reparo será cerca de 12 mil aparelhos por mês, proporcionando uma experiência mais amigável para os consumidores. O investimento para o novo laboratório e sede superou os R$ 6 milhões e faz parte do plano de expansão do Grupo PLL para 2019, cuja meta é atingir um crescimento de até 30% em termos de faturamento.
Com quase 700 colaboradores, o Grupo PLL possui a maior de rede de assistências técnicas autorizadas do País, estando presente em sete cidades e reparando mais de 40 mil celulares por mês.
O laboratório irá a atender a demanda de reparo de celulares de uma seguradora em coberturas de garantia estendida e de serviços complexos da rede de franquias Hashtec, que também faz parte do Grupo PLL e deve encerrar o ano com cinco unidades em operação.
Serão reparados modelos de todos os fabricantes em operação no Brasil com peças originais e de primeira linha, sempre dentro das especificações de cada marca.
O modelo do novo laboratório é inspirado em metodologias ágeis e processos fabris (confira abaixo o fluxo). "Desenvolvemos uma sistemática inovadora que segregou as diversas atividades associados à manipulação, reparo e preparação para devolução dos aparelhos em estações especializadas, agilizando todo o trabalho e conferindo maior consistência a cada etapa", explica Pablo Linhares.
Serão doze etapas, com duas linhas de reparos. O novo laboratório adotou também práticas de checagem em pontos estratégicos do processo e monitoramento em tempo real de cada aparelho por meio de escaners automáticos e etiquetas com tecnologia RFID. O controle dos indicadores de desempenho será em tempo quase real e poderá ser acompanhados pelas seguradoras contratantes. Os consumidores também poderão ser informados sobre o andamento de seus reparos via e-mail, SMS ou What's App.
Em termos de tecnologia, destaque para a utilização de equipamentos de desmontagem automática de aparelhos, esteiras automáticas, proteção eletrostática nas bancadas de último nível e uma máquina de embalagem automática com impressão direta na caixa desenvolvida especialmente para o laboratório.
Em termos de procedimentos, destaque para a etapa de call back única no mercado, no qual, se necessário, um técnico liga para o consumidor para checar mais detalhes do defeito em seu aparelho e a bancada de serviços Nível 3, que realiza reparos na placa mãe do celular.
O Grupo PLL pretende utilizar o novo laboratório como Centro de Treinamento para técnicos das unidades da PLL Assistência e da Hashtec. "Planejamos também que, à medida que os processos amadureçam, levar este modelo para outros laboratórios nossos em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Conforme a demanda, especialmente de seguradoras, podemos abrir novas unidades", completa