Crea da Paraíba implanta solução de GED para agilizar atendimento

0

Assim como a maioria das entidades de classe, a seção paraibana do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PB) tinha um grande arquivo com fichas e informações dos profissionais do estado. Localizar um documento era considerado pelos funcionários uma tarefa longa e cansativa, chegando a levar horas ou até dias. Atenta a esse problema, a empresa decidiu implantar uma solução de gerenciamento eletrônico de documentos (GED).

A solução escolhida foi a da Laserfiche, fornecedora norte-americana de soluções de GED, que utiliza tecnologias de gerenciamento de imagem, workflow, digitalização automatizada, reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e gerenciamento de registros. Instalada pela VS Datta Imagem, revenda local da empresa no Brasil, a ferramenta teve como principal objetivo otimizar o espaço ocupado pelo arquivo do conselho e tornar mais ágil o atendimento aos profissionais da categoria.

O projeto começou em janeiro de 2003, quando a VS Datta realizou a implementação de quatro licenças completas e uma visualizadora do software Laserfiche 7.1. Na época, ao solicitar a conferência de sua assinatura em uma anotação de responsabilidade técnica (ART), o profissional chegava a esperar cerca de um a dois dias. "Era necessário ir no arquivo e no meio daquela papelada toda localizar o documento", conta João Carlos Gomes de Mendonça, responsável pela área de informática do CREA-PB.

Ao perceber que esse procedimento poderia ser melhorado, Mendonça foi atrás de uma solução de GED para modernizar o arquivo. Ao se decidir pelo Laserfiche, todos os dados dos profissionais do CREA-PB foram escaneados e transformados em imagem. Atualmente, o atendente do órgão consegue ver o documento requerido na tela em, no máximo, três segundos e conferir a assinatura da ART solicitada. "Hoje temos mais de 65 mil imagens escaneadas" afirma Mendonça.

Para receber esse acervo, ele revela que a entidade precisou apenas dobrar a capacidade de seu hardware, uma vez que o software pode ser utilizado facilmente em qualquer máquina. Válber Azevedo, diretor da VS Datta Imagem, lembra que o projeto realizado no cliente pode ser ampliado. "Como o Laserfiche é escalonável, ele pode ser adaptado caso sejam necessárias mais licenças ou funcionalidades."

Mas os benefícios não ficam somente na parte de infra-estrutura. O usuário do CREA-PB também percebeu a melhoria no atendimento, uma vez que o acesso às informações ficou mais ágil e seguro. "Após esse trabalho economizamos muito tempo na busca de informações. Isso facilitou nosso serviço e aumentou a qualidade do atendimento", finaliza Mendonça. Depois da implementação da solução, a regional do CREA do Rio Grande do Norte também se interessou pela ferramenta e solicitou uma visita da VS Datta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.