A IBM divulgou a lista de inovações baseada em tendências sociais e de mercado que possivelmente irão transformar a vida das pessoas nos próximos cinco anos. Denominado "IBM five in five", o estudo também trata das tecnologias emergentes dos laboratórios da companhia que poderiam torná-las possíveis.
De acordo com a lista, as nossas vidas poderão mudar por meio das seguintes inovações tecnológicas:
– Seremos capazes de monitorar a nossa saúde remotamente: Milhões de pessoas com problemas de saúde, como o diabetes, arritmia cardíaca, problemas de circulação etc., serão capazes de monitorar diariamente e automaticamente as suas condições de saúde de forma remota. Médicos, hospitais e clínicas terão uma atitude proativa a todo momento, monitorando remotamente os seus pacientes e permitindo que alguns tratamentos sejam realizados em casa. Com isso, os pacientes terão a possibilidade de acompanhar melhor a sua própria saúde e as clínicas aumentarão a sua capacidade de prestar serviços de prevenção onde o paciente estiver.
– Telefones celulares lerão mentes: A tecnologia de "presença" irá conceder aos telefones celulares e PDAs a habilidade de aprender automaticamente sobre o ambiente e preferências de seus usuários ao se deslocarem, seja a trabalho ou em viagens. Essa tecnologia, usada nas mensagens instantâneas, já permite identificar e localizar um usuário assim que ele se conecta a rede. Em cinco anos, a nova infra-estrutura irá se caracterizar pela capacidade de aprendizagem das máquinas e reconhecimento de padrões. As novas redes permitirão que dispositivos aprendam a antecipar as preferências do usuário e a disponibilizar serviços através de todas as faixas do espectro sem fio de terceira geração (3G) e GSM até RFID e Wi-Fi.
– Novas tecnologias abordarão questões referentes ao meio ambiente: Governos e empresas buscam cada vez mais formas de trabalhos menos agressivas ao meio ambiente, trabalhando para assegurar a continuidade de recursos, como água, energia e etc. A nanotecnologia, habilidade de manipular átomos e moléculas individualmente para formar novas estruturas minúsculas, teve um grande impacto em microchips, fazendo com que produtos como PCs, celulares e PDAs fiquem menores, melhores e mais baratos. Nos próximos anos, a nanotecnologia irá gerar formas totalmente novas de memórias, melhorando os sistemas e permitir que armazenem uma quantidade muito grande de informação, além de fornecer capacidade de "ligar instantaneamente". O uso da nanotecnologia também irá se expandir para outras aplicações além dos eletroeletrônicos. Uma possibilidade interessante é o uso das nanopartículas para a filtragem da água. Isso poderia promover a ecologia e a conservação, ajudando a tratar da falta de água potável no mundo.
– Tradução em tempo real: O movimento em direção a globalização nos obriga a retomar aspectos básicos da humanidade, como a diferença de idiomas. As inovações de reconhecimento de voz da IBM permitem monitorar em inglês as transmissões de notícias em chinês ou árabe, através da web. Permitem aos viajantes com PDAs traduzirem seus menus de japonês e aos médicos que falam inglês se comunicar com seus pacientes em espanhol. As tecnologias de tradução em tempo real estarão presentes em telefones celulares, carros e etc. Essas tecnologias estarão disponíveis em todos os setores dos negócios e da sociedade, eliminando as barreiras de idioma na economia global e facilitando a interação social.
– Internet 3D: Os populares mundos on-line, tais como Second life e World of Warcraft, envolverão a internet 3D. Nesse mundo on-line, o usuário caminhará por corredores de supermercados, livrarias e lojas de DVDs, onde encontrará especialistas que raramente encontraria numa loja. A internet 3D possibilitará novas formas de e-learning, medicina a distância e experiências de consumidores interativas, transformando a forma como interagimos com nossos amigos e família, assim como negócios governamentais e instituições de serviços de saúde.