A Fapesp abriu chamada de propostas para cooperação científica entre as instituições participantes do Programa Regional de Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação para a América do Sul (STIC-Amsud). O programa é uma iniciativa da França em parceria com Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai e visa incentivar a colaboração em pesquisa e desenvolvimento em computação e tecnologias da informação e comunicação.
Podem participar da chamada pesquisadores responsáveis por auxílios a pesquisa da linha regular, projetos temáticos, apoio a jovens pesquisadores ou por centros de pesquisa, inovação e difusão (Cepids) financiados pela Fapesp. Entre os objetivos estão desenvolver instrumentos que facilitem o intercâmbio de pesquisadores e o compartilhamento de resultados e favorecer a cooperação com outros programas regionais e multilaterais na área, em particular os da Comissão Européia.
A Fapesp poderá apoiar, nas solicitações aprovadas, o intercâmbio de pesquisadores dos países envolvidos, com até 5 mil euros por ano por projeto selecionado. Os recursos deverão ser usados necessariamente com despesas de passagem e diárias para o pesquisador do estado de São Paulo ir ao país da instituição parceira.
A chamada está aberta a todos os temas relevantes no âmbito das tecnologias da informação e da comunicação. As propostas devem ser apresentadas à Fapesp até o dia 15 de maio de 2008. Devem estar associadas a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sul-americana, além da equipe paulista. As propostas deverão estar na forma de uma solicitação de aditivo a projeto em andamento.
Cada projeto deverá ter a duração de no máximo dois anos e sua vigência não poderá exceder a vigência do projeto de pesquisa ao qual o aditivo se vincula. Mais informações podem ser obtidas em: www.fapesp.br/stic-amsud2008.