A Microsoft fez uma oferta de compra pela empresa norueguesa de programa de buscas na internet Fast Search & Transfer de 6,6 bilhões de coroas norueguesas, o equivalente a cerca de US$ 1,2 bilhão pela empresa. O comunicado foi feito nesta terça-feira (8/1) à Bolsa de Valores de Oslo, após as ações da Fast terem sido suspensas na segunda-feira.
A oferta equivale a 19 coroas (US$ 3,6) por ação, o que representa um ágio de 42% sobre o preço médio dos papéis da Fast no dia 4 de janeiro na bolsa de Oslo. Para que a transação se concretize, será necessária a aprovação de 90% do capital acionário. Em comunicado, o conselho de diretores da companhia norueguesa recomendou aos acionistas que aceitem a oferta. O grupo norueguês Orkla, principal acionista da Fast, com 15,16% das ações, já informou publicamente que decidiu vender suas ações.
"A pesquisa empresarial está se tornando ferramenta indispensável para negócios de todos os tamanhos e ajudando as pessoas a encontrar, utilizar e compartilhar a informação crítica de negócios rapidamente", afirmou Jeff Raikes, chefe da divisão de negócios da Microsoft, em comunicado.
A transação está sujeita à aprovação dos acionistas da Fast e dos órgãos reguladores. A Microsoft espera que ela seja concluída até o final do segundo trimestre.
A Fast Search & Transfer foi criada em 1997 em Trondheim, mas depois transferiu sua sede para Oslo, e conta atualmente com 500 empregados.