A equipe de pesquisadores dos laboratórios da F-Secure, fabricante finlandesa de soluções de segurança, detectou a existência de um software malicioso criado para iPhones desbloqueados. O programa chamado "iPhone firmware 1.1.3 prep", suposto sistema de atualização de aplicativos para o telefone da Apple, causa prejuízos ao software de funcionamento do aparelho, sendo necessária a reinstalação de alguns aplicativos após a contaminação.
"O cavalo-de-Tróia substitui alguns arquivos existentes no telefone como Erica?s Utilities e OpenSSH. Ao desinstalar esse programa malicioso, o usuário acaba removendo aplicativos do sistema operacional, o que causa um mal funcionamento do aparelho e a necessidade de reinstalação", destaca Gabriel Menegatti, responsável pela área de tecnologia da F-Secure no Brasil.
O executivo ressalta que esse é o primeiro cavalo-de-Tróia para iPhones, mas esse malware não causa danos tão graves. "É mais uma brincadeira de mau gosto que serve como um grande alerta para os usuários desses telefones desbloqueados usarem apenas programas oficiais em seus aparelhos. Desta vez, o cavalo-de-Tróia foi criado por uma criança de 11 anos, a próxima pode ser um profissional com mais habilidades e objetivos específicos", destaca.