Com a crise econômica, as empresas passarão por diversas dificuldades e com isso, os investimentos em TI tendem a ser reduzidos, dificultando a vida dos CIOs, que além de tudo, terão de trabalhar com equipes menores. Diante desse cenário, o Gartner listou os dez principais desafios com os quais os executivos de TI terão de lidar no novo cenário do mercado.
Segundo a consultoria, neste ano, a maioria das empresas entrarão em um caminho de sobrevivência, ao mesmo tempo em que terão de reinvestir recursos estratégicos para possibilitar a recuperação em 2010. "Em vez de uma recessão, as organizações terão mais tempo para a introspecção, de maneira a identificar quais são as necessidades profundas", analisou John Mahoney, vice-presidente do Gartner, ressaltando que a crise traz a oportunidade para as empresas a explorarem a tecnologia para criar algo novo.
Assim, para o Gartner as dez resoluções que os CIOs devem seguir para enfrentar a crise neste ano são:
1. Comece construindo uma rede de relacionamento com universitários:
Para manter o legado de competências da empresa e um grupo experiente de trabalho, o Gartner recomenda que os CIOs estabeleçam relações com universitários, como, por exemplo, por meio da inclusão de uma página semi-oficial no site da empresa com uma associação de universitários de TI. Além disso, a consultoria aponta ações como a participação em redes sociais on-line com esses estudantes e defina regimes que preveem benefícios para os funcionários que recrutarem universitários qualificados.
2. Pare de ser uma exceção às regras de mercado
Em tempos de tensão, liderar por meio de exemplos é mais importante do que habitualmente, a partir da linguagem corporal até a de vocabulário. Segundo o Gartner, devem adotar dois ou três principais comportamentos para corresponder à exigência de direção que eles pretendem dar aos negócios. Como resultado, os sinais farão as outras pessoas em volta comentarem e repensarem sobre seus próprios valores e comportamentos.
3 – Inicie a busca por principais talentos
Com um mercado repleto de profissionais qualificados, os atritos em relação aos níveis salariais são inevitáveis e profissionais de alta competência ficam sem boas colocações por meses. Dessa forma, os CIOs devem recorrer a uma rede de contatos bem estabelecida. Em vez de manter relações com headhunters, os CIOs devem interagir com esses parceiros para encontrar novos talentos. A principal meta deve ser preencher as poucas vagas disponíveis com profissionais muito qualificados.
4 – Começar a se preparar para o inesperado
"Isso pode parecer um paradoxo, mas é possível preparar-se melhor para o inesperado," afirmou Mahoney. O analista aponta que é importante desenvolver estilos de pensamento e quadros de referência para a equipe e para o CIO.
Pode parecer paradoxal, mas é possível se preparar melhor para o inesperado, diz o executivo. É importante desenvolver estilos de pensamento e cenários de referência para a equipe e para o próprio CIO. O Gartner aconselha o convite a pessoas de fora para participarem das discussões e escolher, principalmente, aquelas que não se encaixam nos moldes e que provocarão e irritarão a maioria.
5 – Utilize redes sociais
O Gartner recomenda que os CIOs devem começar a utilizar as redes sociais para aumentar a participação de os outros funcionários. Os CIOs também precisam incentivar a liderança em equipe usando meios sociais mais abertamente para realizar a comunicação interna e externa, no intuito de construir confiança, dinamizar a cultura empresarial, desenvolver idéias e aperfeiçoar as soluções.
6 –Passe a levar o cloud computing a sério
O conceito de cloud computing é uma nova etapa importante na evolução da TI comercial e os CIOs devem levá-la muito a sério. Em dez anos, grande parte das tecnologias serão servidas neste meio e , por isso, os CIOs devem começar a conduzir com segurança suas organizações nessa direção inevitável.
7- Pare de ignorar as pessoas que optam por metas mais sustentáveis
Os CIOs estarão sob pressão para gerar ações rápidas. Haverá a tentação de cortar rapidamente áreas onde o pessoal está trabalhando com metas de longo prazo que, de repente, parece de menor relevância. No entanto, o Gartner aponta que eles não devem demitir esses profissionais, já que essas pessoas serão mais difíceis de ser substituídas posteriormente. Em vez disso, o CIO deve repensar a tática dessas equipes e realizar a redistribuição temporária dos funcionários.
8. Ofereça almoços para discutir processos com seus fornecedores
De acordo com o Gartner, os CIOs exigirão que seus fornecedores ofereçam flexibilidade e economia de custos e, assim, terão de rever o estilo do relacionamento. Ao mesmo tempo, os fornecedores serão cobrados a ficar em estreito contato com a empresa. Ambas as partes devem ceder e os CIOs devem iniciar uma nova forma de interação. Devem identificar os principais executivos dos seus fornecedores, provavelmente não os gerentes do dia-a-dia, e convidá-los para almoçar ou jantar em um restaurante local e assim estabelecer um modo mais harmonioso para discutir a otimização de custos que ambos serão obrigados a conseguir em 2009.
9 – Pare de temer o futuro; comece dirigindo-o Internamente, segundo o Gartner, os CIOs devem cortas gastos, porém com responsabilidade. O trabalho em relação à economia de dinheiro deve passar por questões como a redução das viagens de avião, por exemplo. Os CIOs devem evitar reduções de custos inapropriados que altere o moral da equipe, como limitar os cursos de treinamento ou de aquisições de softwares de desenvolvimento.
10 – Fique sempre atualizado sobre novas tecnologias
Com muito trabalho a fazer, o Gartner observa que os CIOs devem separar um tempo para manter contato com as novas tecnologias que forem tendência em 2009. Como exemplo, cita os leitores de e-book, Google Chrome, aplicações de cloud computing, o uso do YouTube como um mecanismo de busca padrão e teleconferências em alta definição.
- Crise e desafios