O governo francês estuda baixar uma medida que obrigue os sites de busca on-line a pagarem uma taxa sobre suas receitas de publicidade. De acordo com jornal britânico Financial Times, a iniciativa tem como propósito a criação de um fundo de auxílio estatal para escritores, editoras e músicos ganharem dinheiro com a internet.
Segundo Nicolas Sarkozy, presidente da França, a medida é uma resposta às reclamações por parte das empresas de mídia de que os sites de busca, principalmente o Google, estão usando seus conteúdos para ganhar dinheiro. A possível cobrança da taxa também pode ser uma resposta do governo francês às alegações dos órgãos reguladores do país sobre possíveis práticas anticompetitivas dos sites de busca.
O gerente sênior de políticas do Google França, Olivier Esper, declarou que a empresa se opõe "completamente" à taxa. Ele acredita que a criação de um imposto não é o melhor caminho para conduzir o desenvolvimento da internet e isso pode até atrasar a inovação no setor.
Também faz parte do projeto do governo francês a criação de uma espécie de cartão de crédito no valor de 25 euros (o equivalente a US$ 36) por mês para ser distribuído para os jovens e incentivar os downloads legais de conteúdo.
- Publicidade taxada