A tecnologia de clonagem de voz está se tornando cada vez mais sofisticada devido ao aprimoramento da IA e conversão de texto em fala. A tecnologia oferece promessas, incluindo assistência médica para pessoas que podem ter perdido a voz devido a acidentes ou doenças. Também representa um risco significativo: famílias e pequenas empresas podem ser alvo de esquemas fraudulentos de extorsão; profissionais criativos, como dubladores, podem ter suas vozes apropriadas de maneiras que ameaçam seus meios de subsistência e enganam o público.
A FTC dos Estados Unidos lança o desafio exploratório para encorajar o desenvolvimento de abordagens multidisciplinares – desde produtos a políticas e procedimentos – destinadas a proteger os consumidores dos danos da clonagem de voz possibilitada pela IA, tais como a fraude e a utilização indevida mais ampla de dados biométricos e conteúdos criativos. O objetivo do Desafio é promover ideias inovadoras sobre prevenção, monitoramento e avaliação da clonagem maliciosa de voz.
Este esforço pode ajudar a impulsionar ideias para mitigar os riscos a montante – protegendo os consumidores, os profissionais criativos e as pequenas empresas contra os danos da clonagem de voz antes que os danos cheguem ao consumidor. Também pode ajudar a desenvolver ideias para mitigar os riscos ao nível do consumidor. E se não surgirem ideias viáveis, isso enviará um aviso crítico e precoce aos decisores políticos de que devem considerar limites mais rigorosos à utilização desta tecnologia, dado o desafio de prevenir o desenvolvimento prejudicial de aplicações no mercado.
O Desafio de Clonagem de Voz faz parte de uma estratégia maior. Os riscos colocados pela clonagem de voz e outras tecnologias de IA não podem ser abordados apenas pela tecnologia. É também claro que os decisores políticos não podem contar apenas com a auto-regulação para proteger o público. Na FTC, utilizaremos todas as nossas ferramentas – incluindo a aplicação de regras, a elaboração de regras e desafios públicos como este – para garantir que a promessa da IA possa ser concretizada em benefício, e não em detrimento, dos consumidores e da concorrência leal. .
Envie para o desafio:
As submissões devem conter estes componentes:
- Um Resumo – uma visão geral/resumo da sua Submissão; não mais que uma página;
- Uma Explicação Detalhada – uma descrição detalhada por escrito da sua Inscrição que permite aos Juízes avaliar como ela atende aos critérios de avaliação estabelecidos nas Regras do Desafio, não mais do que dez páginas;
- Opcional: Um vídeo descrevendo e/ou demonstrando como seu envio funcionaria.
O portal de submissão online estará aberto até 12 de janeiro de 2024.