Serpro lança serviço voltado a bancos e instituições que financiam o agronegócio

0

O Serpro lançou um novo produto especialmente destinado às instituições financeiras responsáveis pela liberação de crédito aos produtores do agro brasileiro. O serviço de consulta a práticas agropecuárias sustentáveis acessa diretamente diversas bases de dados do governo e permite uma análise rápida e segura de certificações de qualificação socioambiental, facilitando a análise e liberação de crédito para produtores de todo o país.

Bancos públicos, privados, agências de crédito, cooperativas ou qualquer instituição financeira interessada em informações sobre práticas socioambientais podem se beneficiar do serviço. "É um sistema que, ao contribuir para agilizar a liberação de crédito, beneficia tanto o financiador como também o produtor rural, trazendo uma maior segurança ao ambiente de negócios do agro brasileiro", explica o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

O serviço de consulta funciona como API, de forma integrada ao conjunto de sistemas de cada cliente, utilizando, em tempo real, informações do Ministério da Agricultura e Pecuária, além daquelas produzidas pelas certificadoras credenciadas pelo governo.

Plataforma Brasil + Sustentável

Lançada em dezembro, a Plataforma Agro Brasil + Sustentável já está no ar e é um ambiente destinado aos produtores rurais que, entre outros serviços, podem realizar o cadastramento socioambiental e fazer parte do banco de dados utilizado pelo serviço de busca das instituições financeiras. Para isso, basta se habilitar ao programa Plano Safra, na aplicação AB+S.

"A plataforma já está funcionando e sendo divulgada. Agora estamos no processo de habilitação das certificadoras credenciadas pelo governo. No momento, o produtor consegue inserir os dados para a qualificação socioambiental de cada uma de suas propriedades. A partir do momento que as certificadoras inserirem suas informações, o produtor poderá habilitar a propriedade para obter financiamento do Plano Safra. Com o devido tempo, todas essas informações estarão disponíveis", explica o superintendente de Negócios do Serpro, Bruno Vilela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.