Por meio de um trabalho iniciado há quase três anos pela Blusoft, entidade que representa as empresas de informática de Blumenau (SC), a cidade garantiu um investimento de U$ 500 mil para a formação de 400 jovens em cursos profissionalizantes de informática durante os próximos dois anos. Deste total, U$ 308 mil são recursos a fundo perdido do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), liberados através do Projeto Entra 21, coordenado pelo Fundo Internacional para a Juventude.
O repasse dos recursos está condicionado a uma contrapartida local de U$ 136 mil em aporte financeiro, além de mais U$ 70 mil em infra-estrutura e equipamentos. Para isso, várias empresas fecharam uma parceria com a Prefeitura de Blumenau. Cada uma das partes irá investir cerca de U$ 68 mil em dois anos. Além disso, os empresários contribuirão com o aporte extra dos U$ 70 mil em infra-estrutura e equipamentos.
?Blumenau é a única cidade brasileira a conseguir a aprovação para receber os recursos. O trabalho de prospecção e captação foi iniciado em 2002 e exigiu muito esforço, inclusive com viagens e treinamento no exterior?, explica Jeziel Montanha, presidente da Blusoft. Segundo ele, a parceria com a Prefeitura de Blumenau foi fundamental para a obtenção dos recursos. ?A contrapartida da administração municipal revela que tanto o poder público quanto a iniciativa privada estão unidos nas ações visando a qualificação profissional dos jovens blumenauenses.?
A razão do investimento na cidade é também de cunho econômico. Com índice de crescimento médio de 20% ao ano, o setor de informática de Blumenau começa a sentir o efeito da falta de mão-de-obra especializada. A capacitação financiada pelo projeto Entra 21 se destina a jovens entre 16 a 29 anos, independentemente de classe social ou formação. Cada aluno selecionado receberá 360 horas/aula, além de 200 horas de estágio em empresas. O jovem recebe formação em duas áreas ? humana e técnica fundamental ? e poderá optar por se especializar nas seguintes áreas: programação em Java/Delphi, suporte a servidores de rede, manutenção de hardware, desenhista em CAD (engenharia e arquitetura), design gráfico e web designer.
O Programa Entra 21 foi lançado em setembro de 2001 pela Fundação Internacional para a Juventude (IYF), com sede nos Estados Unidos. Seu objetivo é financiar projetos na América Latina e Caribe que promovam o emprego e a qualificação profissional na área de informática de jovens entre 16 a 29 anos. Os recursos são oriundos do Fundo Multilateral de Investimentos (Fomin) e do BID.