O Genius Instituto de Tecnologia, instituto privado sem fins lucrativos especializado em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta, e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) iniciam em março o curso de Desenvolvimento de Aplicativos para Sistemas Embarcados ? componentes que agregam inteligência a outras máquinas, como eletrodomésticos, carros, telefones, equipamentos industriais e eletrônicos de consumo ? que qualificará profissionais habilitados a incorporar software avançado em diversos produtos eletroeletrônicos.
O programa é destinado a formandos em engenharia elétrica, ciência da computação, sistemas de informação, tecnologia em desenvolvimento de software ou áreas afins e inclui três meses de ensino e treinamento e outros três na implementação de projetos.
Segundo Valteir Romão, pesquisador do Genius, a especialidade em software embarcado é hoje uma das grandes demandas das indústrias dependentes de inovação tecnológica para manter e ampliar sua competitividade. Os cursos, realizados no Laboratório de Sistemas Embarcados do Genius, vão abordar as técnicas de desenvolvimento nas linguagens C, C++, Java, J2ME e JavaTV. ?Os profissionais qualificados devem ser aproveitados pelo próprio Genius, por empresas da região e por outros institutos de pesquisa?, avalia Romão.
Inicialmente, será formada uma turma de 24 alunos, selecionados a partir da análise do histórico escolar e do currículo. O curso não terá nenhum custo direto para os estudantes e será sustentado por meio de bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para a montagem do laboratório o programa contou também com apoio da Finep, financiadora de estudos e projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia.
As duas organizações pertencem ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O corpo docente do Cefet será responsável tanto pelo treinamento quanto pela coordenação pedagógica.
A área de software embarcado é uma das principais especialidades do Genius, que acumula diversos projetos de sucesso, como, por exemplo, as aplicações J2ME para terminais móveis, software para reconhecimento de voz e o sistema de pontuação do DVDokê da Gradiente. Para mais informações acesse o site www.cnpq.br ou ligue para 0800 61 96 97.