Oferta do Sonae pela PT terá reflexos na Vivo

0

A oferta do grupo português Sonae de ? 10,7 bilhões pela Portugal Telecom (PT) surpreendeu o mercado e pode ter muitos desdobramentos por depender da aceitação dos acionistas, entre eles o governo português.

A PT, que no Brasil controla a Vivo, maior operadora de telefonia móvel do País, em parceria com a Telefónica Móviles, é o principal alvo das especulações, e as ações da Telesp PP (Vivo) abriram em alta.

Segundo analistas, é possível que o grupo Sonae – que já se desfez de sua participação no varejo no Brasil, vendendo sua rede para o Wal-Mart – também não tenha interesse de manter a Vivo. ?É uma oportunidade para a Telefónica unificar suas operações fixo-móvel adquirindo a Vivo por troca de ações com a Portugal Telecom?, diz o analista da Bear Stearns, Alexandre Constantini.

Para Jacqueline Lison, do Banco Fator, a oferta do grupo Sonae ?joga os holofotes novamente sobre o setor de telecomunicações, principalmente no grupo Vivo e no possível interesse da Telefônica, que tem 10% de participação na Portugal Telecom." Para a operadora de telefonia móvel, continua Jacqueline, ser adquirida pela Telefónica seria positivo, "pois teria um único controlador e de larga experiência nesse mercado.?

Se a Portugal Telecom sair da Vivo, abre-se o caminho para que ela adquira uma concessonária fixa, e a Brasil Telecom poderia ser a primeira da lista, mas a Telemar também já foi colocada como uma possibilidade.

O movimento da Sonae também sinaliza que essa pode ser uma de várias ofertas que ocorrerão em outros grupos, pois ainda existe muito espaço para consolidação, completa Jacqueline. Um dos problemas da aquisição da PT pelo Sonae, segundo a analista, é que o regimento interno da PT não permite que um único controlador tenha mais de 10% da empresa.

Para Eduardo Roche, analista da Agora Senior CTVM, a Telefónica poderá unificar o controle da Vivo, fazendo uma proposta pela participação da PT ou em conjunto com outros acionistas. Ou ainda negociando a compra da Vivo diretamente junto ao Sonae, consolidando suas operações fixo-móvel.
Hoje as ações da Telesp PP abriram em alta de 5% na Bovespa, seguida pelas outras operadoras (Telemar alta de 2,5% e BrT alta de 3,4%) e a média do dia foi de 2%.

O Sonae também anunciou nesta terça, 7/2, oferta pública pela PT Multimedia (PTM), unidade de TV e internet da Portugal Telecom, oferecendo ? 9,03 por cada ação da empresa. O grupo português condiciona a compra à aquisição de 50% da PTM.
As assessorias de imprensa da Vivo e da Telefónica afirmaram que as empresas não comentam o assunto antes da concretização do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.