A distância entre a Claro e a Vivo caiu significativamente no ano passado. Agora, esta diferença é de 6 milhões de assinantes, enquanto em 2005 era de 11 milhões. A operadora, controlada pelo grupo América Móvil, anunciou nesta quinta-feira (8/2) que alcançou o maior Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) da sua história, que totalizou R$ 1,1 bilhão.
"O momento é de alegria, pois estamos cada vez mais próximos do nosso principal objetivo: crescer com rentabilidade e atingir a liderança do mercado. Fomos bem em 2006, mas este ano tem tudo para ser ainda melhor", comentou João Cox, presidente da Claro.
A base de clientes da Claro aumentou 28% em relação a 2005, passando de 18,7 milhões para 23,9 milhões. Com isso, a empresa assegurou uma participação crescente no mercado ao longo de todo o ano, chegando a 23,9%, 2,3 pontos percentuais acima do registrado em 2005 ? a Vivo, primeira colocada do setor, fez o movimento inverso, diminuindo 5,2 pontos percentuais.
As vendas líquidas da Claro também fecharam 2006 em alta: 38,1% contra 24,3%, em 2005. Já a receita total subiu 12%, impulsionada por um aumento de 25,9% na receita com serviços. Tanto a base de pós quanto pré-pagos registrou crescimento. No segmento pós-pagos o incremento foi de 33,3%, passando de 3 milhões para 4 milhões, enquanto no pré-pago foi de 26,7%, subindo de 16 milhões para 20 milhões de assinantes.
A Claro obteve ainda a liderança em seis áreas de numeração DDD do território nacional (69, 63, 61, 75, 16 e 53), o triplo do obtido em março de 2006, data em que a Anatel começou a divulgar essas informações. Segundos dados da agência, a operadora foi também a que registrou o mais baixo índice de reclamações entre as operadoras de abrangência nacional: 0,1987 reclamações por mil usuários no Serviço de Atendimento ao Consumidor da Anatel. No período de maio a dezembro, a média de reclamações ficou em 0,269 por mil usuários. Tais resultados fizeram com que a empresa caísse do quinto para o sétimo lugar no ranking de reclamações da agência, a melhor colocação entre as maiores operadoras de abrangência nacional.
A marca Claro foi criada no Brasil e já é adotada por outros sete países que fazem parte do grupo América Móvil: Chile, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Peru e a República Dominicana, desde dezembro. "Desenvolvemos ações no Brasil em sintonia com o modelo de negócios do acionista e o nosso objetivo é replicar no país as estratégias que ajudaram a tornar a América Móvil a quinta maior operadora de telefonia celular do mundo", finaliza Cox.