O comércio eletrônico brasileiro (excluídos os negócios com passagens aéreas, automóveis e por leilão virtual) movimentou R$ 4,4 bilhões em 2006, resultado 76% maior que o registrado no ano anterior, quando o faturamento chegou a R$ 2,5 bilhões, segundo da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8/2) pela empresa de marketing on-line e-bit. O movimento no ano passado ficou R$ 100 milhões acima do esperado.
De acordo com a e-bit, o número de consumidores on-line em 2006 aumentou 31%, sendo que 7 milhões de brasileiros compraram pelo menos uma vez pela internet. No ano anterior, esse número foi de 4,8 milhões.
O valor médio das compras em 2006, segundo o estudo foi de R$ 296, sendo que dezembro foi o mês de maior destaque para o comércio eletrônico, com faturamento de R$ 590 milhões e valor médio de compra de R$ 304.
O estudo também constatou que, do total de R$ 4,4 bilhões em compras feitas pela internet no ano passado, R$ 3,2 bilhões, ou 73% do total, foram pagos com cartão de crédito. O estudo da e-bit mostra ainda que 17% dos acessos à internet em 2006 tinham como motivação a realização de compras on-line.
A projeção da e-bit para este ano é que o comércio eletrônico movimente algo em torno de R$ 6,4 bilhões, um crescimento de 45,5% em relação a 2006. Segundo a pesquisa, esse crescimento deverá ocorrer em razão da entrada de novos consumidores no mercado de compras virtuais e pelo aumento da freqüência de compras por esse canal.