Brasil e Espanha firmam acordo de cooperação em tecnologia

0

Em visita à Espanha, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, assinou, junto com o ministro espanhol de Assuntos Exteriores e de Cooperação, Miguel Ángel Moratinos, um acordo de cooperação em ciência e tecnologia. Batizado de Plano de Ação em Ciência e Tecnologia entre o Brasil e a Espanha, o acordo tem como áreas prioritárias biotecnologia, energias renováveis e biocombustíveis, nanotecnologia e nanomedicina e tecnologias da informação e comunicação.

?Firmamos, os dois ministros, este programa de atuação em ciência e tecnologia, que é quiçá uma das áreas que os dois governos decidiram potencializar ao máximo, devido ao excelente desenvolvimento que a nossa relação bilateral em todos os campos está alcançando?, afirmou o ministro espanhol, em coletiva de imprensa realizada após a reunião. ?Queremos nos unir, como fizemos no caso de Portugal, ao inaugurar o centro de nanotecnologia, a outros países, Argentina, Brasil, Portugal, para ir configurando uma forma de encarar o futuro?, complementou Moratinos.

O plano está inserido no contexto do Convênio Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica, assinado em 1989 entre os dois países. Ele permitirá que convênios específicos sejam celebrados diretamente entre instituições de pesquisas de Brasil e Espanha.

Além da área de ciência e tecnologia, também foram discutidos acordos trilaterais. Segundo Moratinos, seria assinado na quinta-feira (7/2) um acordo entre Brasil, Espanha e Bolívia sobre abastecimento de água potável neste último país. Como o chanceler boliviano não esteve presente na reunião, o acordo deve ser firmado no próximo Encontro União Européia, América Latina e Caribe.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.