Os projetos inovadores no setor de telecomunicações selecionados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) receberão investimentos superiores a R$ 80 milhões. O resultado das chamadas públicas foi divulgado na quinta-feira (7/2). Os recursos são destinados para áreas temáticas prioritárias e plataformas para conteúdos digitais.
Essas áreas, segundo a Finep, tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico e industrial de produtos como sistemas de comunicações ópticas e comunicação sem fio em banda larga, setores considerados prioritários pelo conselho gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Nesse segmento, foram contemplados 17 projetos, a maior parte (41%) do Sudeste, seguido pela região Sul (23%) e pelas regiões Norte e Nordeste, com 18% cada.
Já para as chamadas plataformas para conteúdos digitais foram selecionados dois projetos de universidades da região Sul. Nessa área serão destinados recursos para o suporte e desenvolvimento de tecnologias de produção, edição e distribuição de conteúdos digitais interativos para aplicações de educação a distância. Essas plataformas permitirão operações interligadas do conteúdo em ambientes web e TV digital.
Os editais, lançados em outubro de 2007, definem que os recursos são não-reembolsável, ou seja, as empresas não precisarão devolver as verbas que virão do Funttel. Os prazos para execução dos projetos variam de 12 a 36 meses, podendo ser estendidos a critério da Finep.