China e Índia lideram a produção mundial de equipamentos e serviços de tecnologia da informação e de comunicação, de acordo com o Relatório da Economia da Informação 2007-2008, publicado pela Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento). O documento, no entanto, faz uma divisão entre os dois países, colocando a China como o principal exportador de produtos de tecnologia, enquanto a Índia lidera as vendas internacionais de serviços de TIC.
O estudo analisa o crescimento do setor de tecnologia da informação e de comunicação e aponta a progressiva concentração em países em desenvolvimento. De acordo com o relatório, a maior parte dos chips de computadores, aparelhos telefônicos, laptops, televisores, aparelhos de DVD e outros produtos eletrônicos e de telecomunicações são hoje produzidos nos países em desenvolvimento, sobretudo naqueles localizados no continente asiático, que tem registrado um crescimento global mais rápido do que outras indústrias.
O setor inclui não apenas a montagem de produtos eletrônicos de consumo, mas também serviços, como os relacionados a software, consultoria, atividades de telecomunicações e centrais de atendimento ao consumidor. Estas últimas, conforme o documento, têm proliferado em países em desenvolvimento que buscam novos nichos de mercado e oportunidades de emprego no setor de serviços. Marrocos, Gana e Egito são alguns dos países cujas políticas públicas de desenvolvimento têm impulsionado a expansão econômica dessa atividade e, conseqüentemente, o emprego.
O documento também aponta que a participação dos países em desenvolvimento no setor está crescendo e deverá continua a crescer, e que o setor terá papel cada vez maior no comércio entre os países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, a Unctad alerta que a concorrência deve aumentar, e os países que quiserem atrair investimentos estrangeiros e contratos no setor terão que investir na força de trabalho doméstica, na infra-estrutura de telecomunicações e em melhorias no ambiente de investimentos.
O relatório da Unctad afirma que a queda no comércio dos produtos do setor depois da crise do índice Nasdaq, no ano 2000, já foi totalmente recuperada. Segundo o texto, o crescimento do comércio de produtos de TIC equivale hoje as vendas de produtos manufaturados em geral, enquanto que os serviços de tecnologia respondem por mais da metade desse setor.
A participação dos países em desenvolvimento na exportação de serviços relacionados à tecnologia da informação e de comunicação também está crescendo, segundo a Unctad, principalmente por causa do forte crescimento do setor na China e na Índia.
Em 2004, a China ultrapassou os Estados Unidos como principal exportador mundial de produtos do setor. Dois anos depois, suas exportações chegaram a US$ 299 bilhões, o equivalente a 34,4% do comércio exterior total do país naquele ano. A Índia hoje lidera as vendas internacionais de serviços do setor, segundo o relatório, que, na comparação ao total de exportações, cresceu de 18% em 1995 para 37% em 2006.