2011 será um ano de muitas oportunidades. O Brasil está em um excelente momento e os investimentos em Tecnologia da Informação vão crescer. Trata-se de um verdadeiro ciclo virtuoso: o aumento do poder de compra da população; os investimentos das empresas para suportar o crescimento; o governo, que precisa apoiar o desenvolvimento da economia e melhorar a infra-estrutura com a Copa em 2014 e Olimpíadas em 2016.
Com a economia dos países desenvolvidos ainda em recuperação, os fabricantes da área de TI enxergam o Brasil como um dos principais mercados. Eles têm investido em aumento de colaboradores, marketing e até na montagem de fábrica no país. Por outro lado, com mais investimentos, esperam um crescimento agressivo a taxa de dois dígitos.
Para soluções corporativas, a tendência tecnológica é a infraestrutura convergente e haverá muitas oportunidades nas áreas de:
– Comunicação de dados: a rede torna-se um elemento ainda mais importante e ganha novas arquiteturas de conectividade com equipamentos que entregam mais performance e disponibilidade, consumindo menos energia e espaço.
– Comunicação unificada: a telefonia integra-se ao mundo de dados e vídeo e a comunicação se torna muito mais interativa e colaborativa.
– Segurança: uma preocupação eterna das empresas. Com a evolução do acesso à informação fora da rede tradicional, a preocupação das empresas passa a incluir também a contenção de vazamento de dados. Questões regulatórias também vão demandar novos investimentos.
– Mobilidade: oportunidades para criação de redes privadas de alta performance, além da utilização como infraestrutura para cidades digitais.
– Videovigilância: oportunidades para o monitoramento por meio das redes IP de ambientes corporativos, além da crescente aplicação em projetos de monitoramento público em Cidades Digitais.
– Datacenter: existe o desafio de redução de custos, otimização de espaço físico, redução de gastos com energia e melhor gerenciamento. A computação distribuída inicia seu retorno para o processamento centralizado favorecendo o modelo de computação em nuvem. Também haverá muitas oportunidades para balanceamento de aplicações, aceleração wan e infraestrutura física.
Outro tema interessante e que deve trazer boas oportunidades para 2011 é o modelo de venda como serviço, principalmente para as soluções de: infraestrutura, software e segurança. O grande desafio ainda é o elevado custo de capital no Brasil, o que traz uma barreira para a venda neste modelo.
O mercado de produtos de consumo também trará boas oportunidades no próximo ano. O habitual usuário de tecnologia busca manter-se atualizado ao adquirir novos equipamentos com recursos avançados e o aumento do poder de compra de novas classes sociais faz com que apareçam novos consumidores. O processo de consolidação, fusões e aquisições entre grandes empresas também deve se manter.
Os canais que atuam no segmento de TI devem ficar atentos à promoção de vendas cruzadas maximizando o relacionamento que possuem com seus clientes, às pequenas e médias empresas, além de buscarem a venda de serviços que geram receita recorrente.
Analisando as oportunidades para o ano de 2011, a Network1 está preparada para dar suporte aos seus parceiros de negócios com o mix de produtos e soluções que acompanham a tendência tecnológica, uma estrutura de engenharia que suporta pré-venda e design do projeto, equipe comercial focada para cada modelo de negócio e mercados-alvo (PMEs e corporativo), estoques completos, facilidade logística, suporte financeiro, de crédito e marketing.
* Rafael Paloni é presidente da distribuidora Network1.