Depois de admitir que os chips da Série 6, batizados de Cougar Point, apresentam falhas de projeto e de tê-los retirado do mercado para substituí-los por novos, a Intel anunciou nesta terça-feira, 8, que já iniciou a fabricação da nova versão da série, que irá equipar os PCs a partir da segunda quinzena deste mês.
A fabricante de chip antecipou também que retomará a venda dos chips defeituosos a pedido de alguns fabricantes. A falha encontrada nos chips da Série 6, segundo a empresa, afeta apenas uma parte das placas-mãe que utilizam a tecnologia. O chip defeituoso pode ocasionar problemas no funcionamento das portas SATA de 2 a 5 dos PCs. Assim, a empresa continuará a venda de chips da série 6 para máquinas que utilizem somente as portas SATA 0 e 1. A porta SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é uma interface de barramento de computador para a conexão de dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e drives óticos.
O mercado mundial de PCs foi afetado pelo problema. Fabricantes como HP, Dell e Samsung anunciaram que devolveriam o dinheiro aos consumidores que compraram PCs com os chips defeituosos ou que os trocaram por novos modelos.
O problema terá reflexo negativo nos resultado financeiro do primeiro trimestre da Intel, que estima uma redução na receita de cerca de US$ 300 milhões.
- Prejuízo