Apple quer maior transparência no princípio de licenças Frand de patentes

0

A Apple enviou carta ao Instituto de Padrões de Telecomunicações da Europa (ETSI, na sigla em inglês), na qual pede o estabelecimento de regras sobre as tecnologias citadas em processos de patentes. No documento, a Apple reclama da falta de transparência no princípio de licenças Frand, na qual terceiros podem usar algumas de suas tecnologias ou vice-versa, segundo informações do The Wall Street Journal.

Isso, segundo a empresa, motiva ações judiciais sobre quebra de patentes com multas abusivas. A fabricante enfrenta processos de diversas companhias, como a Samsung, Motorola Mobility, entre outras. Além disso, trava várias disputas judiciais contra concorrentes que fabricam smartphones e tablets equipados com o sistema operacional Android, como Samsung e HTC.

A fabricante do iPhone pede que a ETSI estabeleça taxas apropriadas para o uso de tecnologias em smartphones e tablets. Este índice de licenças é normalmente calculado sobre as vendas da rival, e difere para cada companhia. A Motorola Mobility, por exemplo, pede 2,25% em uma das ações abertas contra a Apple – o que pode representar US$ 1 bilhão a título de ressarcimento, tendo como base os dados do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.