A IBM anunciou lançamento de software que incorpora recursos de business analytics, monitoramento de dados em tempo real e redes colaborativas em um único aplicativo. Disponibilizada na infraestrutura do cliente ou por meio dos serviços de computação em nuvem da fornecedora, a solução integra a plataforma de rede social IBM Connections.
A nova tecnologia promete às organizações obter informações que levem à correta tomada de decisões, em tempo real, por meio da aquisição de conhecimento mais profundo das tendências e comportamentos dos clientes e do mercado. Dessa forma, diz a fornecedora, as empresas poderão descobrir padrões críticos para reagir rapidamente a mudanças do mercado e para prever o efeito de ações futuras.
Em sua página inicial, o IBM Connections permite aos usuários visualizar e interagir com conteúdo de qualquer solução de terceiros por meio de uma interface social, incluindo wikis, blogs, fluxos de atividades, email e calendário.
Segundo a fornecedora, a experiência de integrar informações permite que funcionários de qualquer departamento dentro de uma organização explorem também dados estruturados e não estruturados, como feeds do Twitter, posts do Facebook, dados de clima, vídeos, arquivos de log e aplicativos SAP. Também possibilita a assinatura digital de documentos.
"Com um único clique, é possível compartilhar arquivos, agendar reuniões online e acessar e-mails corporativos, bem como calendário e mensagens instantâneas, permitindo que os usuários colaborem dentro e fora da organização", diz Mário Costa, gerente de soluções de colaboração da IBM Brasil. Ele advoga que modelos flexíveis da computação em nuvem trazem benefícios como redução de custos e escalabilidade.
Um exemplo de recurso do software, citado pela IBM, é a utilização, por profissionais de marketing, de dados que destacam padrões e comportamentos do consumidor relacionados a tendências de marketing e serviços, permitindo que ajustem suas campanhas durante sua execução.
Segundo a empresa, mediante um clique, esses profissionais podem reagir a essas informações criando automaticamente uma rede social que reúna especialistas de inteligência de mercado.
Costa avalia que as organizações brasileiras ainda carecem das ferramentas para extrair conhecimento do grande fluxo atual de informações. Mas já estariam começando a adotar recursos sociais para aproveitar estes dados de forma mais significativa.
Ele informa que o mercado para aplicativos corporativos sociais deve crescer a uma taxa de 61% até 2016, alcançando US$ 6,4 bilhões, segundo a Forrester Research,