Em dois anos de Open Finance, Sicoob chega a 200 mil consentimentos ativos

0

Com forte presença no Open Finance desde as discussões iniciais, o Sicoob comemora dois anos do lançamento do sistema de compartilhamento de dados abertos com mais de 200 mil consentimentos ativos. O número é uma evidência que o conceito está em constante evolução internamente porque está alinhado ao propósito do Sicoob de conectar pessoas para promover a justiça financeira e a prosperidade por meio da cooperação.

Desse montante, 200 mil são consentimentos ativos de cooperados do Sicoob e 140 mil de cooperados únicos. Consentimento é a palavra utilizada para definir a autorização dada pelo cooperado para que suas informações sejam enviadas ou recebidas de uma instituição financeira para outra.

Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia do Sicoob, destaca que o Open Finance é um ambiente propício para inovações e uma excelente oportunidade para potencializar ainda mais o cooperativismo financeiro no Brasil. "Com o ecossistema, conseguimos mostrar os nossos diferenciais, como taxas justas e tarifas mais baixas. Acreditamos que o sistema financeiro aberto é uma alavanca para o crescimento das cooperativas em todo o país, por isso temos investido na personalização dos produtos e serviços para atender os mais variados perfis de cooperados do Sicoob".

Desde o lançamento, o Sicoob tem apresentado diversos produtos e serviços ligados ao Open Finance, facilitando ainda mais o dia a dia dos cooperados. Em dezembro de 2022, por exemplo, divulgou o lançamento de uma ferramenta de aporte financeiro que permite ao cooperado trazer dinheiro de uma instituição com a qual possui relacionamento para o Sicoob, a partir do próprio App da instituição financeira cooperativa.

As expectativas para 2023 incluem novas funcionalidades, em especial o agregador de cartões e o agregador de crédito, onde o cooperado conseguirá ter a visão consolidada destas modalidades em uma só tela.

Cooperativismo e o pioneirismo

Também como novidade ligada ao Open Finance, a instituição lançou Adesão Inteligente Sicoob (AIS), movimento conhecido no mercado como smart onboarding, que funcionou como projeto piloto e foi o primeiro a ofertar esse tipo de serviço.

Seus esforços permitiram, também, ser o primeiro representante do cooperativismo a se habilitar como ITP (Iniciador de Transação de Pagamentos) e, no próprio mercado financeiro, esteve entre as dez primeiras instituições a se habilitar dentro de uma gama de mais de 800 players.

Em setembro de 2022, o Sicoob ainda realizou outra entrega relevante: o chamado Agregador Financeiro, uma ferramenta que possibilita o acesso às informações bancárias de outras instituições dentro do próprio App Sicoob. Isso permite que o cooperado centralize toda sua vida financeira, com uma visão integrada de seus lançamentos de contas e saldos, economizando tempo nas consultas e análises de extrato.

Benefícios do Open Finance para o cooperativismo

O Open Finance, explica Vilaça, oferece diversas vantagens aos brasileiros e ao Sistema Financeiro Nacional. Com ele, além de promover uma competição saudável entre as instituições financeiras, o Banco Central incentiva um movimento de inovação no mercado, além de maior transparência no segmento.

"Vai caber justamente ao consumidor final a escolha de onde começar e onde terminar suas operações, sejam elas abertura de conta corrente, busca por crédito ou pagamento de contas. Nesse sentido, temos reforçado que o Sicoob é 'mais que uma escolha financeira', então, tenho certeza de que conquistaremos muitos cooperados ao longo da jornada", analisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.